Topo

Bala na Cesta

Brasil sofre no começo, não joga bem, mas bate Colômbia e faz hoje final do Pan contra os EUA

Fábio Balassiano

10/08/2019 11h45

Não foi bonito, não foi uma boa apresentação, mas no fim a vaga na final do Pan-Americano de Lima veio. Após um primeiro tempo bem ruim (29-21), a seleção feminina venceu a Colômbia por 62-48 e faz a final do Pan-Americano neste sábado 23h contra os EUA, que bateram Porto Rico na outra semifinal. Sportv e PlayPlus, da Record, exibem.

Clarissa foi fantástica com 18 pontos, 13 rebotes e 3 assistências em uma atuação dominante, mas preocuparam bastante a falta de intensidade, a falta de concentração e o excesso de bolas de três pontos tentadas (sem acerto) no primeiro tempo.

Um detalhe importante. Ainda fico impressionado com a falta de agressividade de todas as alas brasileiras no ataque. Ramona, Patty, Taty, Rapha e Tainá jogaram em uma "voltagem" abaixo do aceitável – e, insisto, diante de um adversário péssimo. Pra quem se acostumou com alas de poder de fogo altíssimo (Hortencia, Janeth e Iziane), causa preocupação pro presente e futuro. Falta uma pontuação segura nas posições 2 e 3, obviamente.

O Brasil venceu uma Colômbia semi amadora sofrendo demais nos 20 primeiros minutos e lembrando alguns de seus piores momentos dos últimos anos, quando sofria contra equipes horrendas e perdia feio de times medianos.

Os EUA estão longe de estar com uma equipe boa (é o time E, se tanto, recheado de meninas de faculdade), mas a final do Pan vale muito. Primeira final desta competição desde 2007 e possibilidade do 1° ouro desde 1991.

Boa sorte às meninas.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.