Topo

Bala na Cesta

Rockets troca Chris Paul, adquire Russell Westbrook e terá 2 MVP´s

Fábio Balassiano

11/07/2019 21h43

Uma troca bomba acaba de acontecer na NBA. Em reconstrução total, o Oklahoma City Thunder acaba de enviar Russell Westbrook para o Houston Rockets, que enviará ao OKC o veterano armador Chris Paul e os picks de 2024 e 2026. A informação foi trazida, como sempre, pelo Woj, da ESPN, e depois confirmada pela franquia.

Com isso, o Houston Rockets terá em seu elenco a reunião da dupla Westbrook e James Harden. Eles foram companheiros em Oklahoma entre 2009 e 2012. Sete anos depois, a dupla se reencontra em outro patamar e dará aos texanos algo raríssimo na liga: ter dois MVP's seguidos no mesmo elenco. Pelo Thunder. Russ foi o jogador mais valioso da NBA em 2017. Pelo Houston, o Barba levou o troféu no ano passado.

Para o Houston, é mais uma tentativa de ganhar o tão sonhado título sob a batuta do Gerente-Geral Daryl Morey, que muda a estratégia loucamente a cada segundo. O péssimo relacionamento entre James Harden, a estrela maior da companhia, e Chris Paul acabou fazendo com que a corda roesse para o lado do veterano armador, que foi despachado na primeira oportunidade. A chegada de Westbrook dá um ar diferente à condução de jogo e certamente fará com que o técnico Mike D'Antoni tenha que ver a forma como o jogo gira(va) em torno quase que 100% em cima do Barba.

Sobre o Oklahoma, é o maior feirão da NBA atual. Ciente de que não conseguiria ir longe com o núcleo Paul George e Russell Westbrook, a franquia despachou o primeiro para o Clippers e hoje Westbrook, o maior ídolo da equipe, para Houston. O próximo deve ser o pivô neozelandês Steven Adams, que tem mercado e é bem jovem. Ao todo o time tem, além dos seus, surreais 11 picks de primeiro round até 2026, uma estratégia de reconstrução pra lá de longo prazo. A ver, agora, o que o time fará com Chris Paul, que tem mais três anos de um gigantesco contrato (mais de US$ 125 milhões restantes) e cuja presença em um elenco em reformulação não faz o menor sentido.

Quem se deu melhor na noite desta quinta-feira?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.