Topo

Bala na Cesta

Final do Universitário: o dia do ano que o basquete para os Estados Unidos

Fábio Balassiano

08/04/2019 06h01

Os Estados Unidos param uma vez por ano no basquete. E não é exatamente pela NBA, que aliás nem coloca rodada hoje tamanho o respeito pela ocasião. Trata-se da final da NCAA, o universitário, que neste ano envolverá dois debutantes. A partir das 22h20 (ESPN exibe), Virginia e Texas Tech disputam o tão sonhado e inédito título. A partida será disputada no U.S. Bank Stadium, estádio de futebol americano do Minnesota Vikings e será vista por mais de 78 mil pessoas no local e por milhões pelo país.

Para chegar à decisão, Virginia fez 63-62 na favorita Auburn, ganhando a partida com três lances-livres seguidos de Kyle Guy a 0,6 segundos do final. Grande destaque do time e cotado para obter uma das 10 primeiras posições do próximo Draft, o ala DeAndre Hunter teve 14 pontos e 5 rebotes. O cestinha foi Ty Jerome, com 21 pontos, outro cotado para conseguir ser escolhido na primeira rodada do Draft de 2019.

Com uma defesa fortíssima comandada pelo técnico Tony Bennett (nome de cantor, né?), há dez anos no comando (tem 49), a turma de Charlottesville chegou ao primeiro Final Four desde 1984 e agora tem a chance de enfim conquistar o tão sonhado caneco.

No outro jogo da semifinal, de novo a defesa prevaleceu. Texas Tech relegou Michigan State a 31% nos arremessos, desperdiçou apenas sete bolas e venceu com até certa tranquilidade por 61-51. Com 22 pontos, o até então pouco notado Matt Mooney foi o cestinha, superando as expectativas que ficavam em cima de Jarrett Culver, ala-armador que deve ser escolhido entre os 10 primeiros no Draft e que errou nove de seus 12 arremessos (10 pontos apenas).

Nada que pesasse muito pra equipe do técnico Chris Beard, que aos 46 anos está em seu terceiro ano na faculdade após trabalhos em circuitos menores (McMurry, Angelo State e Arkansas Little Rock) e logo rápido leva Texas Tech da NCAA.

O país vai parar logo mais e não é pra menos. São duas faculdades querendo o primeiro título, com dois técnicos ainda em busca de um grande lugar ao sol (e gigantes salários) e jovens que devem despontar na NBA em muito breve.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.