Topo

Bala na Cesta

Revoltado, Westbrook reage a xingamento de torcedor e pede atitude da NBA - veja!

Fábio Balassiano

12/03/2019 07h39

HARRY HOW / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP

Na vitória de ontem do Oklahoma City Thunder contra o Jazz em Utah por 98-89 o lance que mais chamou atenção não veio de alguma jogada, algum lance, mas sim de fora dela. E com Russell Westbrook como protagonista. Dê uma olhadinha abaixo que eu explico:

Isso aconteceu no segundo período, quando Russ foi substituído e sentou no banco com os joelhos enrolados em uma toalha com gelo. De acordo com o camisa 0 do Oklahoma, um torcedor (Shane Keisel) teria usado uma frase racista ("fique aí de joelhos como vocês sempre ficaram", uma alusão aos negros que foram escravos e que precisavam ficar de joelhos para reverenciar seus patrões) que o deixou completamente revoltado – algo que já aconteceu antes na mesma cidade de Utah aliás. Westbrook, assim, reagiu de forma bem áspera afirmando que pegaria (ou um termo mais forte) tanto Shane quanto sua namorada. No final do jogo, ele se explicou:

"Para mim, é bem simples: eu não vou deixar que continuem a desrespeitar a mim e a minha família em uma quadra de basquete. Alguma coisa precisa ser feita, alguma consequência precisa haver para pessoas que vão a uma quadra de basquete para usar palavras de baixíssimo calão para jogadores que estão ali trabalhando e representando uma cidade e suas famílias. E se tiver que xingar de novo de volta, eu o farei. Por mim, pelo meu pai, pela minha mãe, pela minha esposa, pelos meus filhos. Sobre a questão da mulher, eu nunca encostei a mão em uma mulher. Nunca o farei. Mas ele começou a xingar, e ela usou palavras até mais fortes em direção a mim. Isso me deixou ainda mais chocado".

Shane, por sua vez, afirmou que não disse o que Westbrook teria ouvido. Segundo o torcedor, ele apenas disse pra ficar sentado no banco com seus joelhos gelados para não retornar à quadra. A NBA ainda não se pronunciou a respeito, mas já solicitou ao Utah Jazz um vídeo completo das câmeras do ginásio para tentar desvendar o caso.

De longe, daqui, é impossível fazer qualquer tipo de análise, mas o lance chama atenção porque Russ estava calmamente no banco de reservas, ouve algo e reage de forma bem dura. Não me parece que ele xingaria um torcedor que o estivesse provocando como 99% dos fãs rivais fazem noite sim, outra também, algo normal na NBA e em qualquer ginásio do planeta. Aparentemente (e digo o aparentemente porque ninguém ainda tem o vídeo do que Shane efetivamente disse) o torcedor do Jazz passou do ponto com uma ofensa pesadíssima, algo não aceitável.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.