Topo

Bala na Cesta

Brasil joga mal, perde do Canadá e classificação para o Mundial de 2019 é adiada

Fábio Balassiano

03/12/2018 21h08

Eis uma partida pra se esquecer. Pra azar da seleção brasileira, era a da classificação para a Copa do Mundo de 2019. Era. Não foi. Mesmo jogando em casa, em um ginásio Wlamir Marques que recebeu um público melhor que o de sexta-feira contra a República Dominicana, a equipe do técnico Aleksandar Petrovic foi envolvida do começo ao fim pelo bem organizado time do Canadá, perdeu de 94-67 e viu o carimbo na vaga para o campeonato da China no próximo ano ser adiado. Com 25 pontos, o cestinha do duelo foi Kyle Wiltjer, dos visitantes.

Para se classificar para o Mundial, o Brasil agora precisa vencer uma das duas partidas das rodadas restantes das eliminatórias – ambas fora de casa. Nos dias 21 e 24 de fevereiro de 2019 o time nacional enfrenta as Ilhas Virgens e depois joga contra a República Dominicana. Em caso de derrotas, a qualificação ainda pode vir, mas dependeria de resultados.

Jorge Bevilacqua/CBB

A verdade é que na partida desta segunda-feira o time de Petrovic não se encontrou do começo ao fim. Em momento quase nenhum aliás. Com espaçamento ruim no ataque, sistema ofensivo com atletas estáticos, precipitando os arremessos e defesa permitindo arremessos livres, sobretudo no perímetro, o Brasil viu o Canadá abrir vantagem logo de cara mas se recuperou. Os 20-18 do primeiro período, porém, logo ruíram no começo dos 10 minutos seguintes, quando os adversários fizeram 27-14 e foram pro vestiário com 45-34.

Na segunda etapa, o desequilíbrio aumentou. O Canadá fez 31-18, abriu mais de 20 pontos e depois só administrou a vantagem. No final, os números foram cristalinos e mostraram como os 94-67 se desenharam, a maior derrota da Era Petrovic aliás (antes foram 16 pontos nos 72-56 pra Venezuela).

O Brasil teve 6/25 de três pontos (25 arremessos de fora contra 35, algo que o técnico Petrovic tem tentado coibir – está claro que não o quanto se chuta, mas sim COMO e POR QUE se chuta, né?), 11 desperdícios de bola e do outro lado viu um aproveitamento bem bom nas bolas de fora (11/28, 38%) e atuações consistentes de uma equipe canadense que se classificou para o Mundial e é, desde já, um dos favoritos a medalha no próximo ano.

Viu o jogo? O que achou?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.