Topo

Bala na Cesta

Técnico do Cavs está 'prestigiado' - vale a pena mantê-lo ou é hora de um novo treinador?

Fábio Balassiano

05/02/2018 06h30

"Eu não tenho palavras. Eles [da TV nacional] deveriam tirar nossos jogos pelo resto da temporada. Nós não estamos jogando bem e temos as nossas b…(undas) chutadas toda vez que jogamos em TV nacional. Eu perdi as palavras. Nesta temporada, nós não jogamos bem em nenhum jogo. Eu trabalho todos os dias. Sou o primeiro a chegar nos treinos e um dos últimos a sair. Eu faço a minha parte. Eu controlo o que eu posso controlar".

Foram estas as palavras de LeBron James depois que seu time, o Cleveland Cavs, perdeu de forma humilhante pro Houston Rockets por 120-88 em casa no último sábado. Ato contínuo, todos se perguntaram se depois de mais um vexame diante de seu torcedor a franquia manteria Tyronn Lue, o técnico que desde 2016 dirige a equipe. E de acordo com o Woj, da ESPN, a resposta é 'SIM', Lue está mantido. Ou seja, o ex-armador do Lakers e comandante campeão da turma de Ohio dois anos atrás aparentemente continua até o final da temporada.

O time, que perdeu 12 dos últimos 19 jogos, optou por manter Ty Lue, e de verdade acho que faz sentido total. É óbvio que o treinador não faz um estupendo trabalho à frente de um Cleveland que tem 30-21 e que tem quatro dos cinco jogos antes do All-Star Break sendo jogados fora de casa. Mas também é claríssimo que alguns elementos que estão à disposição de Lue não rendem tão bem assim neste campeonato. Com Kevin Love, lesionado no mínimo por mais 6 semanas, o buraco ficou ainda maior.

É muito nítido, também, que caberia a Lue mudar um pouco o panorama com peças que não rendem, como são é o caso principalmente de JR Smith, e sobretudo de motivar as peças que parecem bem relapsas neste campeonato (Tristan Thompson é um belo exemplo). O técnico, também, pode e deve ser criticado por não proporcionar a Isaiah Thomas uma defesa que o proteja ao invés de expor a sua dificuldade em marcar armadores com quase 20cm a mais que ele.

Pode parecer maluco, mas mesmo com defeitos eu não creio nem que Lue deveria ser demitido e nem que o Cleveland seja carta, ainda, fora do baralho nos playoffs do Leste. No meu modo de entender uma troca no comando de uma franquia que vive às voltas com a possível saída de LeBron James ao final da temporada colocaria ainda mais molho picante em uma maionese de Cleveland que está bem pronta para desandar. Neste momento, eu tentaria mexer em atletas e menos na parte de gestão da coisa.

E você, faria o quê? Manteria Ty Lue até o final do campeonato, ou o trocaria agora mesmo, dando um gás diferente pra equipe visando os playoffs?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.