Topo

Bala na Cesta

Ele está preso e agora não pode jogar fora de Los Angeles - a história de KCP, titular do Lakers

Fábio Balassiano

22/12/2017 07h53

Kentavious Caldwell-Pope foi contratado nesta temporada pelo Los Angeles Lakers para ser o titular da ala de um time em reconstrução da NBA, a maior liga de basquete do planeta. E tem ido bem dentro da quadra. Suas médias de 14,2 pontos e 5,1 rebotes são sólidas e o rapaz de 24 anos está sendo um parceiro bem bom para Brandon Ingram, o outro que começa as partidas no perímetro. O problema de KCP (suas iniciais) está fora da quadra.

Muita gente estranhou quando ele não jogou diante do Rockets, em Houston, na última quarta-feira e nem contra o Cavs, em Cleveland, no dia 14 de dezembro. No meio disso, o camisa 1 atuou diante do Warriors em casa (na partida que marcou a aposentadoria das camisas 8 e 24 de Kobe Bryant aliás). O Lakers tentou dar uma fugida na explicação, mas nesta quinta-feira o LA Times, jornal local, desvendou o mistério. Pope está proibido de jogar partidas fora da Califórnia devido a ordens da justiça após ele, KCP, ter não ter cumprido as ordens da polícia local. Para ser mais claro: ele está preso e não pode sair do Estado até o dia 2 de janeiro de 2018.

Tudo começou em março deste ano, quando o jogador ainda no Detroit Pistons foi detido dirigindo sob influência de substâncias proibidas (álcool e/ou drogas). A sentença: 12 meses de pena em liberdade condicional, período em que o atleta passaria por testes para verificar a existência de álcool ou drogas em seu sangue. O problema é que Pope não foi a nenhum dos exames e no dia 12 de dezembro em seu julgamento (por isso ele não foi a Cleveland) a polícia de Los Angeles, para onde o caso foi encaminhado, aplicou a sanção: 25 dias de prisão para ele, que está autorizado apenas a sair da cadeia para treinos e jogos do Lakers em Los Angeles. Ele não pode sair do Estado, portanto.

De acordo com o LA Times, KCP pode deixar o centro de detenção onde está preso apenas acompanhado de um equipamento com GPS para monitoramento (espécie de tornozeleira eletrônica). Após os treinos e jogos ele deve sempre passar por testes para verificação de substâncias em seu sangue. Como não pode sair da Califórnia, ele perdeu a partida contra o Rockets na quarta-feira e também está fora dos duelos contra o mesmo Rockets (em Houston) no dia 31 de dezembro e Wolves (em Minnesota) no primeiro dia de 2018. Pra sorte dele, na primeira semana de janeiro o Lakers terá cinco jogos dentro de seu ginásio, fazendo com que o ala possa atuar sem maiores problemas.

O mais bizarro disso tudo é que nesta sexta-feira contra o Golden State Warriors fora de casa Kentavious Caldwell-Pope poderá atuar, já que o atual campeão da NBA joga em Oakland, também na Califórnia. Para Pope, porém, o trabalho não terminará quando o relógio zerar no quarto período da partida. Ele terá que sair do ginásio e se apresentar à polícia de Los Angeles imediatamente após chegar a cidade para dormir na cadeia que os americanos chamam de "pay-to-stay", algo como "pague para ficar".

Na Seal Beach Police Department Detention Center em Orange County, Pope paga US$ 120 por noite em que está preso e tem acesso restrito a televisão (até 22h) e telefones celulares. O Lakers, que o paga US$ 17 milhões nesta temporada, estuda multar Kentavious Caldwell-Pope pelo desgaste na imagem da franquia.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.