Topo

Bala na Cesta

O segredo por trás da boa fase de Isaiah Thomas no Celtics pode ser o ex-Lakers Kobe Bryant - entenda

Fábio Balassiano

04/05/2017 07h20

Isaiah Thomas é o grande nome do Boston Celtics nestes playoffs da NBA (mais aqui). Sua irmã Chyna faleceu antes do primeiro jogo da pós-temporada, um dente caiu durante a partida inicial da série contra o Washington e ele teve a sua melhor performance ao anotar 53 pontos na segunda-feira diante do Wizards quando sua irmã completaria 23 anos.

O que pouca gente sabia até ontem é que o melhor jogador da mais vencedora das franquias da NBA tem recebido uma ajuda extra-quadra que pode explicar a sua excelente fase. Ninguém menos que Kobe Bryant tem lhe dado dicas de como superar os seus rivais nestes playoffs. É isso mesmo: um ex-jogador do Los Angeles Lakers auxiliando um atleta do Celtics (lá nos EUA eles não ligam pra isso, e esta postura entre ex-atletas e jogadores em atividade é bem comum).

Isaiah contou nesta quarta-feira após o treino do Boston que Kobe ligou pra ele quando sua irmã faleceu para prestar solidariedade. Depois disso, Thomas trocou algumas mensagens com Bryant e perguntou o que ele estava achando de seus jogos. Fanático por basquete e obsessivo por melhoria contínua, o ex-camisa 24 do Lakers não titubeou e deu suas dicas ao baixinho do Celtics, que por sua vez passou a enviar a partir do jogo 2 da série contra o Chicago os vídeos com todas as suas jogadas. Foi aí que a análise que a coisa ficou séria.

"Por isso que o Kobe Bryant é um dos jogadores com a maior força mental que este esporte já viu. Quando passei os vídeos pra ele foi bem insano o que aconteceu. O cara viu todas as jogadas inúmeras vezes, anotou uma série de coisas e pediu pra me ligar. Ele fez um FaceTime comigo e ficamos dissecando as jogadas por mais de meia hora. Eu já tinha assistido às partidas, achava que já tinha visto tudo, mas aí ele começou a me dizer coisas que eu jamais havia pensado em ver. Não vou dizer nunca o que ele me ensinou, porque ele ficaria mega chateado e é uma questão de ética profissional que vou manter sempre, mas posso dizer que a ajuda dele tem sido fundamental para meu crescimento nesta série em particular e como atleta de um modo geral", disse Thomas.

Coincidência ou não, seu desempenho melhorou assustadoramente depois que Kobe Bryant passou a lhe dar dicas de como atuar contra seus rivais. Após perderem as duas partidas iniciais contra o Bulls em casa, Isaiah e os Celtics venceram seis partidas seguidas (quatro para eliminar o Chicago e as duas primeiras contra o Washington Wizards nas semifinais do Leste). O baixinho de 1,75m teve, nestas partidas, as médias de 28,5 pontos, 45,5% nos arremessos, 6,5 assistências, 3,5 rebotes e 1,2 roubo de bola em 35,3 minutos por jogo.

Grato pela ajuda de Kobe, Thomas teve que controlar a sua família durante uma das últimas chamadas do seu mentor:

"Estava com Bryant recentemente no telefone e um pouco nervoso, já que ele é um dos meus ídolos. Meus pais do meu lado, já que no dia seguinte seria o funeral da minha irmã. Meu pai e minha mãe me viram andando pela casa, anotando coisas e perguntaram quem estava comigo falando aquilo tudo de basquete. Eles ouviam um monte de coisas sobre táticas, comportamentos, jogadas possíveis e queriam saber se era algum assistente técnico do Boston. Fiz alguns sinais, mas eles não entendiam bem. Tive que colocar no mudo, avisei que era o Kobe e eles ficaram incrédulos. Queriam pegar o telefone da minha mão pra falar com o cara. Foi engraçado", contou Isaiah aos risos.

Pouca gente lembra, mas o nome Isaiah foi dado pelo seu pai, torcedor fanático do Lakers, após o time de Los Angeles perder uma partida para o Detroit Pistons, do craque Isiah Thomas. Mais sobre a história de vida do camisa 4 do Boston Celtics você lê aqui.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.