Topo

Bala na Cesta

Comitiva da CBB se reúne com a FIBA para tentar retirar suspensão do país

Fábio Balassiano

24/04/2017 14h00

Acontece nesta semana em Mies, na Suíca, uma série de reuniões envolvendo a cúpula da Confederação Brasileira de Basketball e a da Federação Internacional, órgão máximo da modalidade no planeta. Entre hoje e quarta-feira a diretoria da CBB mostrará aos mandatários da FIBA o que foi feito nestes primeiros 40 dias da gestão comandada por Guy Peixoto e o que está sendo pensado para os próximos momentos do basquete nacional.

O objetivo final do encontro é único e bem claro: retirar a suspensão ao basquete brasileiro imposta pela FIBA no final do ano passado e que impede que clubes e seleções disputem competições internacionais.

"Vamos fazer apresentações e reuniões com integrantes da FIBA e demais presentes, mostrando o que fizemos nestes primeiros 40 dias de gestão, das iniciativas que já que tomamos para iniciar a recuperação financeira da entidade, além do trabalho para trazer de volta a credibilidade da Confederação Brasileira", divulgou Guy Peixoto no site da CBB.

Embora exista otimismo em relação às ações tomadas pela gestão Guy Peixoto, principalmente em relação à auditoria, dificilmente a CBB retornará da Suíça com o basquete brasileiro livre para disputar competições tanto de clubes quanto de seleções. Não por competência ou falta dela, mas sim porque a decisão sobre a manutenção ou retirada da suspensão acontecerá apenas em maio durante reunião do Comitê Central da FIBA.

Essa reunião em Mies, na verdade, é o primeiro, e talvez o mais importante, passo para suavizar os corações e mentes da diretoria da FIBA em relação ao basquete brasileiro. A ideia de Guy Peixoto e seu corpo diretivo é mostrar que a CBB vive uma nova fase. Vamos ver como a Federação Internacional interpretará isso.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.