Topo

Bala na Cesta

Como é a eleição para MVP da NBA? Westbrook merece, mas Harden deve levar o troféu

Fábio Balassiano

10/04/2017 06h35

A noite de ontem foi mais uma vez histórica para Russell Westbrook. Ele chegou ao triplo-duplo de número 42, maior marca de todos os tempos da NBA. Com a performance absurda e não menos genial de James Harden, ala que leva o Houston Rockets a terceira posição da conferência Oeste com 29,2 pontos, 11,2 assistências e 8,1 rebotes de média, a disputa pelo troféu de MVP, o melhor jogador da temporada, ficou polarizada entre os dois. O que pouca gente entende é o sistema que escolhe o melhor do campeonato.

Realizada desde 1955/1956, a eleição funcionava com votos dos atletas. Ou seja: os próprios jogadores é que decidiam quem ia ficar com o troféu de melhor da temporada da NBA. A partir de 1980/1981 a liga decidiu modificar isso. Desde então quem escolhe o ganhador são jornalistas especializados. Cada um dos membros da imprensa escreve cinco nomes. Os colocados na posição 1 somam 10 pontos. Na 2, sete. Na três, cinco. Na quatro, três. E na cinco, um. Quem somar o maior número de pontos é o vencedor.

Como exemplo, Steph Curry foi eleito o MVP pela primeira vez em 2015. Ele teve 1.198 pontos contra 936 de James Harden, o segundo colocado. O armador do Golden State Warriors obteve 100 dos 130 possíveis votos em primeiro lugar (1.000 pontos logo de cara), 26 de segundo lugar, 3 de terceiro e um de quinto. Na soma, 1.198.

O Barba, por sua vez, conseguiu 25 primeiros lugares, 87 de segundo, 13 de terceiro e 4 de quatro lugar. Somou, portanto, 936 pontos. Até o momento o maior vencedor é Kareem Abdul-Jabbar, que conseguiu o caneco em seis ocasiões. Michael Jordan e Bill Russell têm 5. LeBron James e Wilt Chamberlain, 4. Larry Bird, Magic Johnson e Moses Malone, 3.

Um dado que vale a pena ser ressaltado é que, dado o histórico de como os norte-americanos votam, a campanha influencia demais no resultado. Em 1962 Oscar Robertson alcançou média de triplo-duplo. Ficou em… terceiro lugar na eleição para MVP (veja quadro ao lado). Seu time, o Cincinatti Royals, teve 43 vitórias. Wilt Chamberlain, o segundo na votação, levou o Philadelphia Warriors a 49. O vencedor, Bill Russell, guiou o Boston Celtics a 60 (17 a mais que Robertson).

Arte do Neto78

Não que eu concorde com isso, mas usando o histórico, a performance sensacional e a campanha do Houston (54-26) dá pra dizer que, apesar da média de triplo-duplo de Russell Westbrook e do desempenho até certo ponto surpreendente do classificado ao playoff Oklahoma City Thunder (46-34), James Harden tem predicados de sobra para levar o troféu de MVP pela primeira vez em sua brilhante carreira.

Outro nome que não pode ser desprezado é o de Kawhi Leonard. O ala do San Antonio Spurs é "bicho do mato", zero midiático, aparece muito pouco e quase não se ouve seu nome. Mas o que dizer de suas médias? São 25,8 pontos, 5,9 rebotes e 3,6 assistências por jogo. Kawhi é o líder do Spurs que mais uma vez chega a mais de 60 vitórias (já tem 61), que está na segunda posição do Oeste e que irá brigar pelo título da NBA mais uma vez. Outros nomes como LeBron James, do líder do Leste Cleveland Cavs, e o baixinho Isaiah Thomas, do incrível Boston Celtics que ainda disputa a liderança da conferência Leste com o Cavs, também merecem ser lembrados.

O meu voto fica com Russell Westbrook. Não só pela média de triplo-duplo, mas sim porque ela (a média) faz com que o Oklahoma siga disputando o playoff da NBA mesmo com um elenco que perdeu dois titulares (Kevin Durant e Serge Ibaka) e que de um ano para o outro tornou-se BEM fraco.

Quem vê as partidas do Thunder nota a dificuldade que atletas como Andre Roberson, Domantas Sabonis, entre outros, têm de pontuar. Colocar o OKC no mata-mata mais uma vez, e perto das 50 vitórias, é um feito absurdo de alguém que entrega mais de 100% de sua intensidade em todas as noites.

Russ é o meu MVP. E o seu?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.