Topo

Bala na Cesta

Favoritos ao título da NBA, reforçados e preocupados, Cavs e Warriors planejam playoff

Fábio Balassiano

01/03/2017 08h15

Os dois maiores favoritos ao título da temporada 2016/2017 da NBA só pensam no playoff. E estão em ritmos bem parecidos: olhando o mercado para novas contratações e bastante preocupados. O Cleveland Cavs com JR Smith, machucado desde o começo do campeonato, e Kevin Love, que operou o joelho recentemente. Ambos só retornam no mata-mata (exatamente em que fase ninguém sabe). O Golden State Warriors, com Kevin Durant, que ontem à noite contra o Washington Wizards teve uma hiperextensão do joelho e será avaliado ainda hoje na capital norte-americana para saber o dano real de sua lesão.

O Golden State é o mais preocupado, na verdade. Está fazendo orações desde o momento em que aconteceu isso aqui em Washington na noite de ontem, ó:

É isso mesmo. Marcin Gortat, bruto pivô do Wizards, empurrou Zaza Pachulia e o jogador do Warriors acabou se chocando contra o joelho de Kevin Durant. O camisa 35 foi ao vestiário, onde foi detectada a hiperextensão do joelho e não mais voltou. A preocupação é imensa. Pode não ser nada grave, mas também pode ter acontecido ali um rompimento de ligamento, que faria Durantula perder o restante da temporada. De acordo com o sempre bem informado Woj, do The Vertical, o time já trabalha com a possibilidade do ala só retornar para os playoffs do Oeste. O resultado oficial será divulgado hoje.

Temendo o pior o Golden State se reforça. O time anunciou ontem a contratação do ala Matt Barnes, ala que joga na mesma posição de Kevin Durant. Barnes jogou na franquia em 2007, colocou emotiva mensagem em seu Instagram e chega para assumir um pouco da responsabilidade que a ausência de Durant vai causar. Um fato interessante, e ao mesmo tempo triste, é que o Warriors já tinha planejado contratar o espanhol Jose Calderón, demitido do Lakers no começo da semana. Com a mudança repentina causada pela lesão do seu camisa 35, a franquia decidiu mudar de direção. Vai honrar a sua palavra ao assinar com Calderon para pagar tudo o que havia combinado, mas irá demiti-lo no momento seguinte para fechar com Barnes. Acabou que, no final das contas, o espanhol ficou sem time a um mês do começo do playoff e terá que procurar uma nova equipe a partir desta quarta-feira.

Do outro lado está o Cleveland Cavs. Um pouco mais tranquilo, mas não tanto. Dois titulares do time campeão da temporada passada, JR Smith e Kevin Love, estão fora e só retornam nos playoffs. A grande vantagem é que a franquia de Ohio foi brilhante no mercado para contratar os jogadores que tiveram seus contratos rescindidos recentemente. Primeiro chegou Deron Williams para ser reserva de Kyrie Irving na armação. Ontem foi anunciada a contratação de Andrew Bogut, pivô que será o suplente de Tristan Thompson.

O interessante de Bogut é que ele faz o caminho invertido do brasileiro Anderson Varejão, que ano passado foi trocado pelo Cavs para o Portland. Depois Varejão assinou com o Warriors, que venceu o Cleveland na final de 2015. Bogut, por sua vez, foi trocado pelo Golden State para o Dallas, que o despachou para o Sixers, que o demitiu. Bogut, livre no mercado, optou por jogar contra o time que o venceu na final da temporada passada. Com isso o elenco do Cavs fica absurdamente forte, com 11 jogadores excelentes fazendo a rotação que contará com Kyrie Irving, JR Smith, LeBron James, Kevin Love e Tristan Thompson no time titular e Deron Williams, Iman Shumpert, Kyle Korver, Richard Jefferson, Channyng Frye, Derrick Williams e Andrew Bogut no banco de reservas. Sinceramente não me lembro de um elenco tão numeroso assim nos últimos tempos. Acho que agora LeBron James, que vinha reclamando da falta de opções em Cleveland, não tem muitos motivos para lamuriar, né?

Assim caminham Cavs e Warriors rumo a terceira final consecutiva deles na NBA. O Cleveland ajustando suas peças e esperando o retorno (já confirmado) de Kevin Love e JR Smith para os playoffs. O Golden State, por sua vez, rezando para que a lesão de Kevin Durant não seja tão grave assim e se precavendo com a chegada de Matt Barnes.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.