Topo

Bala na Cesta

Seis fatos que fazem o All-Star Game da NBA de hoje ser especial e recheado de suspense

Fábio Balassiano

19/02/2017 06h01

Depois do Jogo dos Calouros e os de segundo ano na sexta-feira (vitória do time de estrangeiros), do Jogo das Celebridades, que contou com o brilho de Oscar Schmidt, e do sábado de Desafio de Habilidades, três pontos e enterradas, hoje é o dia da cereja do bolo. Às 22h (ESPN exibe na TV, e Sportv na internet) acontece o All-Star Game em Nova Orleans. E o que faz da partida deste domingo entre Leste e Oeste bastante especial? Preparei alguns fatos, que coloco abaixo:

1) Russell Westbrook com ou contra Kevin Durant?
Todo mundo sabe da "briga" de Westbrook com Durant. Russ ainda não consegue admitir em sua cabeça que seu grande ex-companheiro de Oklahoma se mudou para o time rival que o derrotou na temporada passada. Para azar dele, neste All-Star Game Durantula estará não somente representando a camisa do Golden State Warriors, mas sobretudo cercado de três outros titulares de seu time na conferência Oeste – Steph Curry, Klay Thompson e Draymond Green. A dúvida é: o que o técnico Steve Kerr fará? Colocará os quatro do Golden State pra jogar COM Westbrook no Oeste? Deixará Russ sempre com jogadores que não do Warriors? Se jogarem juntos, Westbrook e Durant passarão a bola normalmente? Lembrando que há menos de 10 dias os dois se estranharam no reencontro em Oklahoma…

SEIS FATOS SURPREENDENTES SOBRE O EXCÊNTRICO WESTBROOK

2) Westbrook pelo feito inédito
E falando nele, vamos lá. Melhor jogador dos All-Star Games de 2015 e 2016, Westbrook pode alcançar um feito inédito na história da NBA: nunca um atleta conseguiu conquistar 3 MVP's de All-Star Game de forma seguida. Caso seja eleito o melhor em quadra logo mais, Russ se igualará a Oscar Robertson, Michael Jordan e Shaquille O'Neal, que têm 3. Kobe Bryant e Bob Pettit são os que mais troféus de MVP em All-Star possuem (4).

3) NBA comprou briga com a cidade do time de Michael Jordan
Pouca gente lembra, mas o All-Star Game de 2017 não seria em Nova Orleans (a cidade recebeu a festa em 2014 inclusive). A liga havia anunciado Charlotte como sede do evento, deixando o dono do time bastante feliz. Só que uma mudança nas leis do Estado da Carolina do Norte, que passou a exigir que os transexuais usem os banheiros públicos que correspondem ao sexo de sua certidão de nascimento, mudou o rumo das coisas. A NBA afirmou que não poderia levar um evento que fala em igualdade, com estrangeiros e tudo mais para um local (segundo ela) discriminatório. Enviou um ofício à cidade, ao dono da franquia Hornets e retornou com a festa para Nova Orleans. O nome do sócio da franquia Hornets, de Charlotte? Michael Jordan. Foi com a cidade de Michael Jordan que a NBA comprou a briga para defender aquilo que ela acha certo. Admirável a postura da liga, sem dúvida alguma.

4) A primeira vez de um gringo MVP?
Atualmente 20% da mão de obra da NBA é gringa, mas apesar de a liga já ter visto MVP's estrangeiros de temporada regular (Steve Nash e Dirk Nowitzki), isso nunca ocorreu em um All-Star Game. Kyrie Irving, é verdade, nasceu na Austrália e conquistou o MVP em 2014, mas o astro do Cavs joga pela seleção norte-americana e não conta devido a isso. Em 2017 são estes os quem podem alcançar o feito inédito: Giannis Antetokounmpo (grego do Bucks e titular do Leste) e Marc Gasol (espanhol do Grizzlies e reserva do Oeste).

5) Um baixinho entre gigantes
Craque do Boston Celtics e um dos cestinhas da temporada, Isaiah Thomas se junta a Calvin Murphy, ex-Houston Rockets, como os únicos jogadores com 1,75m ou menos a jogar um All-Star Game. O baixinho do Boston tem 1,75m, foi escolhido na última posição do Draft de 2011, rodou por Sacramento e Phoenix antes de se vestir de verde para se tornar um dos melhores jogadores da NBA atual. Olho no cara. Um Celtic não é MVP de All-Star desde 1982 com Larry Bird.

A INCRÍVEL HISTÓRIA DE ISAIAH THOMAS, ÍDOLO DO BOSTON

6) O primeiro All-Star do século sem Kobe Bryant, Tim Duncan e Kevin Garnett
Protagonistas da NBA no começo do século, Kobe, Duncan e Garnett se aposentaram ao final da temporada 2015/2016. Em 2017 veremos, portanto, o primeiro All-Star Game sem estes nomes icônicos no século XXI. Como sempre acontece na NBA, já houve uma passagem meio que automática de bastão (deles para LeBron James) e já está acontecendo, também, uma nova troca de guarda na liga (de LeBron para Kevin Durant, Curry, Westbrook, Kawhi Leonard, entre outros).

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.