Topo

Bala na Cesta

Site da CBB 'renasce', e entidade dispara de novo contra Liga Nacional

Fábio Balassiano

12/01/2017 06h40

nunes1O site da CBB voltou ao ar ontem. De acordo com o UOL, a entidade máxima fez um acordo com a empresa Localweb para que tudo voltasse a funcionar com normalidade. Normalidade que para a Confederação parece ser atacar a Liga Nacional de Basquete.

Em mais um capítulo da bizarra briga pública contra a LNB, a CBB divulgou ontem um Ato da Presidência que pode ser lido aqui em sua totalidade. Coloco abaixo (os negritos e sublinhados são meus) os dois trechos mais impactantes (e duros) do texto assinado pelo presidente Carlos Nunes:

cbb2"A CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BASKETBALL, em resposta ao posicionamento da Liga Nacional de Basquete, informa que encaminhou para o STJD do Basquetebol a questão apontada através de sua Nota Oficial de 9 de janeiro de 2017. Como de hábito, a CBB agirá de acordo com as leis, estatutos e regimentos que disciplinam e regulam as atividades das entidades envolvidas. O motivador dessa atitude é implementar ações que objetivam reverter a punição imposta pela FIBA ao basquetebol brasileiro. O primeiro ponto relacionado em sua carta de comunicação da punição, a FIBA trata do controle sobre a modalidade, citando, especificamente, as atividades da LNB e LBF em desacordo com os artigos 7.1, 7.4 e 9.1 de seu Estatuto Geral.

cbb1Neste sentido, a CBB entende que a LNB extrapolou seus limites, como filiada indireta (portanto possui vínculo e reconhecimento da CBB), ao criar um tribunal com atribuições que conflitam com o estabelecido pelo Estatuto e Regimento Interno da CBB e com as responsabilidades exigidas pela FIBA para com seus entes filiados, ao determinar o controle dos processos disciplinares pela CBB em comunicado oficial à entidade.

nunes2Não há que se confundir independência para organização de uma competição com desprezo à estrutura na qual a LNB está inserida. A LNB não é uma Liga Independente para ter seus próprios órgãos judicantes, como faculta a Lei.

Cabe também ressaltar que essa não é a primeira, segunda ou terceira vez que a CBB busca o entendimento com a LNB, nesse e em outros temas. Por muitos anos aliás a LNB manteve uma Comissão Disciplinar nomeada pelo STJD do Basquete. A CBB entende que essa duplicidade de "STJDs" na mesma modalidade é uma violação dos estatutos da FIBA, e das normas internas da CBB, as quais a LNB encontra-se submetida enquanto reconhecida pela CBB, reiteramos.

nunes3Infelizmente, a falta do convencimento e reconhecimento pacífico, associada ao presente momento, impeliu a CBB para esse caminho".

Olha, em português claríssimo, vem mais coisa aí. Não me parece que essa Nota Oficial seguida de um Ato da Presidência de Carlos Nunes sejam situações isoladas. Sinceramente só não consigo desvendar o que seria, mas não gosto absolutamente do cenário que se desenha, não. Vale dizer que daqui a dois dias completarão 3 meses da suspensão da FIBA ao basquete brasileiro. E que no dia 28 de janeiro de 2017 termina a suspensão da Federação Internacional, que votará se mantém a mesma (suspensão) ou se muda o status da Confederação, que não mudou absolutamente nos últimos 90 dias.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.