Topo

Bala na Cesta

Reis do triplo-duplo, ex-companheiros Harden e Westbrook se candidatam a MVP na NBA

Fábio Balassiano

02/01/2017 06h00

brogdonA NBA não para em fim de ano. No Natal foram cinco confrontos. Ontem, no primeiro dia do ano, 6 jogos. No dia 31 de dezembro, 5 partidas.

E no derradeiro dia de 2016, três triplos-duplos. O primeiro ocorreu em Chicago, quando o novato do Bucks Malcolm Brogdon (foto), jogando de titular no lugar do lesionado Matthew Dellavedova, registrou o primeiro da sua vida com 15 pontos, 12 assistências e 11 rebotes na vitória do seu time por 116-96 contra um Bulls cada vez mais em crise (veja mais aqui sobre a briga entre Rajon Rondo o técnico Fred Hoiberg).

westbrook1Agora, show, show mesmo, deram Russell Westbrook e James Harden no dia 31 de dezembro. Em Oklahoma, Westbrook precisou de apenas 19 minutos para conseguir um triplo-duplo. No final do jogo terminou com 17 pontos, 14 assistências (apenas um desperdício de bola) e 12 rebotes em 29' na vitória do seu Thunder contra um desfalcado Los Angeles Clippers (Chris Paul e Blake Griffin fora por lesão) por 114-88. Foi o quarto dele em cinco jogos e o décimo-sexto triplo-duplo do cara no campeonato. Campeonato em que Russ tem "só" as médias de 30,9 pontos, 10,7 assistências e 10,5 rebotes, se aproximando do feito de Oscar Robertson em 1961/1962. Big-O é o único ser humano do planeta até o momento a conseguir terminar uma temporada da NBA com MÉDIA de triplo-duplo. Mais do que bons números, Westbrook carrega o OKC em seus ombros com a campanha de 21-13 que coloca o time na surpreendente e honrosa quinta colocação do Oeste.

harden10E o que dizer de James Harden pra fechar 2016? Senhores, muita atenção ao que escreverei agora. No jogo contra o Knicks (vitória do Rockets por 129-122) o Barba saiu-se simplesmente com 53 pontos, 17 assistências e 16 rebotes, uma performance assustadora, surreal, incrível, sublime. Foi a primeira vez na história da NBA que um atleta terminou com triplo-duplo com mais de 50 pontos, 15 assistências e 15 rebotes. "Só" este é o tamanho do feito do camisa 13 do Houston, que chegou ao seu oitavo triplo-duplo na temporada obtendo recordes pessoais em assistências, bolas de três convertidas (9) e pontos no sábado – ficou a um rebote de igualar a melhor marca. Pelas mãos de Harden, cujas médias também são espetaculares (28,5 pontos, 12 assistências e 8,1 rebotes), o Rockets também vai escalando o Oeste. Já está em terceiro com 26-9 e tenta encostar no Spurs (27-6) e Warriors (29-5).

harden100Não são só pelos triplos-duplos, mas principalmente por levarem seus times tão pro alto assim que Russell Westbrook e James Harden, que jogaram juntos em Oklahoma por três temporadas entre 2009 e 2012 (dá pra imaginar o que seria do OKC se tivesse conseguido manter os dois e mais Kevin Durant por mais tempo?), são os maiores candidatos a MVP neste campeonato de 2016/2017 da NBA. Nenhum dos dois é o famoso "armador de ofício", como se convencionou chamar por aqui sabe-se lá o motivo, mas lideram a liga em assistências e têm conseguido mais do que nunca envolver seus companheiros. Ambos têm dado shows em sequência e estão conseguindo resultados coletivos não menos sublimes.

westbrook1000Abaixo coloco os números de Russell Westbrook e James Harden na temporada até o momento. É óbvio que não é possível descartar nomes como LeBron James, do líder Cavs no Leste, Kevin Durant, do Warriors que tem a melhor campanha da NBA até agora, Kawhi Leonard, craque do Spurs, e até mesmo DeMar DeRozan, que tem jogado demais pelo Toronto, mas me parece claro que a disputa está polarizada mesmo entre Russ e o Barba. Difícil escolher, muito difícil, mas pelo fato de ter a MÉDIA de triplo-duplo e levar a zona de playoff um time com elenco de apoio muito pior do que aquele que Harden tem a seu lado eu ficaria com o camisa 0 do Thunder como o melhor do campeonato. Isso tudo, claro, falo com menos da metade da fase regular percorrida.

numeros1

Diga lá: até o momento, quem seria seu MVP da temporada regular da NBA?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.