Topo

Bala na Cesta

O bom começo de Isabela Ramona em sua primeira temporada na Europa

Fábio Balassiano

12/12/2016 12h30

ramona4Vi Isabela Ramona jogar pela primeira vez em 22 de novembro de 2010. Era uma segunda-feira e fui ver Mangueira x São Caetano pela LBF no Tijuca. Do banco do time carioca saiu a jovem baiana de 16 anos. Errou muito, correu bastante e terminou a partida com 8 pontos (ou foram 12, não me lembro e as estatísticas saíram do ar…). Mas seu físico (1,80m, braços longos, passadas largas) me chamou a atenção.

No ano seguinte ela fez parte do grupo que foi medalha de bronze no Mundial Sub-19 do Chile, última conquista do basquete brasileiro em competições de âmbito mundial aliás. Era uma menina ainda, mas despejou 8,8 pontos e foi peça importante.

ramonaContinuou jogando a LBF (Guarulhos, São José e na temporada passada fez parte do elenco campeão com o Sampaio Correa, do Maranhão) e elevando aos pouquinhos as suas médias. No meio disso tudo foi cestinha do Mundial Sub-19 na Lituânia em 2013 com 18,2 pontos, atuou em 2014 no Sul-Americano e Mundial adulto, no ano seguinte na Copa América e no Pan-Americano e neste ano marcou presença no time que teve a pífia campanha no Rio-2016 (sem vitória). Se seus números nunca foram extraordinários e seus fundamentos ainda precisam ser muito lapidados, suas "ferramentas", seu potencial físico e sua rodagem para uma menina de 21 anos chamaram a atenção do basquete espanhol. Para essa temporada ela embarcou no desafio de jogar pelo Zamarat, clube da província de Zamora, pequena cidade histórica de 64 mil habitantes que fica na região de Castela e Leão.

ramona21E sua nova jornada tem sido muito animadora neste início. Em que pese a campanha não muito boa do seu time na primeira divisão da Liga Espanhola (3-9 até o momento), Ramona tem sido um dos destaques da equipe. Para uma menina de 21 anos, em seu primeiro ano no velho continente e jogando contra algumas atletas da WNBA, isso é ainda mais impressionante.

Titular, Ramona tem em 12 partidas as médias de 10,2 pontos (39% nos arremessos), 4 rebotes, 1,4 assistências e 1,7 roubos de bola por jogo, além de 8,3 em eficiência. Chama a atenção o seu número de desperdícios de bola (2,7/jogo), mas para uma ala que fica muito tempo com a bola na mão, caloura e responsável por carregar a pontuação de seu time jogo com a congolesa Mokango não é tão problemático assim. É claro que (insisto nisso) seus fundamentos, seus "golpes" precisam ser trabalhados à exaustão, mas ela é uma pessoa de 21 anos e ainda no processo de formação para quem sabe se tornar uma grande atleta.

ramona1Neste mês de dezembro Isabela teve atuações bem boas para seu time. No dia 3 contra o Ferrol foram 14 pontos, 7 rebotes e 4 roubos em 35 minutos de jogo. Na sexta-feira contra o Extremadura fora de casa, 9 pontos e 5 rebotes, além de 14 em eficiência.

Aos poucos ela vai ganhando a confiança de seu técnico Lucas Fernandez e se habituando a um basquete mais forte do que aquele que ela vinha atuando nos últimos tempos.

ramona10Depois de muito tempo sem representantes na Europa, nesta temporada são quatro brasileiras nas principais ligas do continente. Nádia (Gipuzkoia Basket, no País Basco) e Érika (Perfumerias Avenida, de Salamanca) também estão na primeira divisão da Espanha. Clarissa, no Bourges, da França.

Isabela Ramona é a mais nova delas. Aos 22 anos, vai mostrando seu talento e se colocando como peça fundamental no próximo ciclo olímpico para um basquete feminino brasileiro que se encontra nas cordas.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.