Topo

Bala na Cesta

Atletas, técnicos, árbitros, clubes e dirigentes 'despertam' e pedem mudanças urgentes na CBB

Fábio Balassiano

01/12/2016 06h10

cbb1Aparentemente os personagens do basquete brasileiro estão acordando para tentar mudar a realidade. Na semana passada Atletas, Técnicos, Árbitros, clubes e dirigentes (inclusive das duas Ligas Nacionais – a LNB e a LBF) se reuniram em São Paulo para falar sobre a suspensão da Federação Internacional à Confederação Brasileira.

Após o encontro elaboraram um manifesto cobrando enfim melhorias imediatas e profundas na condução do basquete brasileiro, alterações no estatuto e solicitando maior participação no processo de tomada de decisão da Confederação Brasileira. Além disso, uma comissão permanente foi formada.

O texto que você vê abaixo reproduzido de forma completa foi enviado para a Federação Internacional (FIBA) e assinado por todas as esferas envolvidas (Atletas, Técnicos, Árbitros, LNB e LBF). Este foi o primeiro movimento unido e prático realizado pelos diferentes segmentos do basquete

UNIDOS POR UM BASQUETE MAIS FORTE

cbb1Após a suspensão imposta pela FIBA à Confederação Brasileira de Basketball, foi organizada uma reunião com a participação de diversos profissionais e das entidades abaixo relacionadas:
– AAPB – Associação dos Atletas Profissionais de Basquete do Brasil
– ATBB – Associação de Técnicos do Basquete do Brasil
– ARBBRA – Associação Brasileira de Árbitros e Oficiais de Mesa de Basquetebol
– LBF – Liga de Basquete Feminino
– LNB – Liga Nacional de Basquete

cbbNesse encontro ficou definida a criação de uma comissão permanente representando os diversos e importantes segmentos do basquetebol brasileiro: atletas, treinadores, árbitros, clubes e ligas nacionais.

Diante da situação estabelecida, esse representativo grupo entende que o basquetebol brasileiro está diante de uma oportunidade a provocar mudanças que gerem consequências positivas e permanentes ao desenvolvimento da modalidade. Para tanto, solicitamos aos novos gestores da CBB, ou por decorrência à própria FIBA, da possibilidade ao atendimento das reivindicações abaixo:

bra181) Participação efetiva dessa comissão, cujos integrantes serão nominados pelos segmentos, em todas as discussões envolvendo a confecção, na forma da lei vigente, de um novo estatuto e formatação da entidade de comando do basquetebol brasileiro.

2) Na alteração estatutária, além da inclusão dos clubes da primeira divisão e dos atletas, seja elaborada uma modificação no sistema eleitoral da entidade, mantendo o direito de voto para federações e atletas com a extensão do direito aos clubes, treinadores e árbitros, de forma a garantir a efetiva e proporcional participação de todos os segmentos nesse processo.

brasil23) Participação de todos esses segmentos no planejamento das políticas a serem adotadas para o desenvolvimento da modalidade.

Todas as ações desse grupo visam contribuir para a organização, modernização e crescimento contínuo do basquetebol brasileiro em conformidade com os padrões internacionais.

São Paulo, 25 de novembro de 2016

giovannoni1Guilherme Giovanonni
Presidente da AAPB (Atletas)

Aluísio Ferreira
Presidente da ATBB (Técnicos)

José Carlos Pelissari
Presidente ARBBRA (Árbitros)

Márcio Cattaruzzi
Presidente da Liga de Basquete Feminino (LBF)

Cássio Roque
Presidente da Liga Nacional de Basquete (LNB)

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.