Topo

Bala na Cesta

As 12 de Barbosa e a preocupante preparação olímpica da seleção feminina

Fábio Balassiano

23/07/2016 01h15

barbosa1O técnico Antonio Carlos Barbosa, que nesta semana carregou a tocha em Americana, divulgou as 12 atletas que representarão o país no Rio-2016 (Patricia e Karina foram as últimas cortadas). Vamos à lista:

Armadoras: Adrianinha e Tainá
Alas: Tati, Iziane, Palmira, Ramona e Joice
Pivôs: Érika, Clarissa, Damiris, Nádia e Kelly

dupla1Antes de falar do elenco, quero dizer apenas o seguinte: teve MUITA gente sabendo MUITO antes das atletas cortadas a lista final. É um desrespeito muito grande, muito grande mesmo com as jogadoras.

Sobre o elenco final de Barbosa, há duas constatações: 1) Não há motivo algum para sermos otimistas com a seleção feminina, pois o grupo não inspira a menor confiança; 2) Se está ruim hoje, ficará pior amanhã. E explico: a média de idade de quase 30 anos evidencia um basquete feminino envelhecido. Seria ruim se fosse "só" isso, mas a verdade é que além da data de nascimento avançada este é, com uma ou outra opção, o melhor que o treinador poderia chamar. Sem divisões de base fortes, sem clubes formadores desenvolvendo atletas, sem times da LBF abrindo espaço para as mais jovens, era o que realmente tinha na mesa para o veterano técnico escolher. Ou seja do ou seja: após 2016 será um sufoco maior do que o que estamos vivendo atualmente (se é que isso é possível).

isa1Se um elenco não muito forte e envelhecido não fossem pra lá de preocupantes por si só, o que dizer da preparação feminina visando a Olimpíada do Rio de Janeiro? Até agora foram 654 amistosos contra times masculinos de divisões de base (achei que este tipo de expediente tivesse se encerrado na década de 80…), três jogos (e derrotas acachapantes) na França (sem Érika e Clarissa, que se apresentaram no começo desta semana….) e virão mais dois amistosos contra o Japão e um contra Sérvia e China.

rio2016Na boa, vamos ser sinceros: alguém acha isso suficiente? Talvez alguém lá da CBB creia que está tudo muito bem. Desculpem, não está. Barbosa assumiu a seleção antes do evento-teste. Pegou um grupo esfacelado devido a briga entre clubes da LBF e Confederação. Agora, quando poderia colocar as meninas em ritmo, terá apenas três amistosos válidos (os contra a França em que não teve o elenco completo).

O time não inspira confiança, a torcida não encherá os ginásios (ainda há ingressos disponíveis para todos os jogos da seleção feminina) e a preparação está longe da ideal. Dá pra confiar que a seleção feminina fará um bom papel no Rio-2016? Torço pra estar redondamente enganado, mas até o momento a resposta é um sonoro não…

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.