Topo

Bala na Cesta

Três anos depois, NBA volta a ter jogo 7 em final com Cavs e Warriors hoje

Fábio Balassiano

19/06/2016 00h30

lebron1Após três anos a NBA volta a ver uma final decidida em um jogo 7 (o delírio máximo para quem gosta do esporte). Em 2013, o Miami Heat, que tinha LeBron James no elenco (e como MVP das finais daquele ano), bateria o San Antonio Spurs por 95-88 na última vez que isso ocorreu.

FACEBOOK LIVE ÀS 20h15, HEIN.

Na história da liga já houve 18 Jogos 7 em finais, com o time mandante vencendo 15 e perdendo três. A última vez que uma franquia visitante venceu foi em 1978 com o Washington Bullets fazendo 105-99 no Sonics em Seattle diante de 19 mil pessoas. Desde então, seis jogos 7 em finais da NBA (um a cada seis temporadas quase…), com o Los Angeles Lakers participando de três deles (perdendo do Celtics em 1984 e vencendo do Detroit em 1988 e do próprio Boston em 2010). Mais que isso: nos últimos quatro duelos desta natureza a equipe visitante não conseguiu chegar nem aos 90 pontos.

lebron2Nesta noite em Oakland (21h, com ESPN) Golden State Warriors e Cleveland Cavs fazem o sétimo confronto de uma série que até agora teve 610 pontos para cada lado (fato inédito dois times chegarem ao derradeiro duelo assim), nenhuma partida com margem MENOR que dez pontos (nada de embate apertado) e um nome acima de todos – LeBron James.

RELEMBRE OS ÚLTIMOS 5 JOGOS 7 DAS FINAIS DA NBA

O cidadão, que mostra a cada dia que ainda é o melhor jogador deste planeta (e ser o melhor do mundo não é ESTAR o melhor do planeta, motivo pelo qual Steph Curry ganhou o MVP, diga-se), tem média de 30,2 pontos, 11,3 rebotes, 8,5 assistências, 2,7 roubos, 2,2 tocos nesta decisão (algo surreal!) e que está a 48 minutos de: 1) dar o inédito título para a sua cidade-natal; 2) em caso de vitória, mudar de patamar na categoria dos grandes ídolos do basquete (de, sei lá, gênio para ultra-hiper-mega-gênio). LeBron, aliás, pode entrar para a história da liga ao se tornar um dos raros atletas a ganhar dois jogos 7 de final (tirando a turma do Boston da década de 60, apenas Robert Horry, com o Rockets em 1994 e com o Spurs em 2005, está nessa lista). Não é pra qualquer um portanto.

curry1Pelo lado do Golden State, há uma preocupação grande com a queda de qualidade, ou de intensidade, do time nos dois últimos jogos (derrotas). Para o Warriors, porém, há quatro dados que são interessantes a seu favor: 1) Desde que Steve Kerr assumiu o time ainda não perdeu três jogos seguidos; 2) Nunca na história da NBA um time saiu de 1-3 e virou a final para 4-3, algo que o Cavs busca contra o GSW; 3) Times com o MVP da temporada regular ganharam os últimos jogos 7 em playoff da NBA. 4) MVP's jogaram partidas 7 de final em 7 ocasiões. Em seis delas também ganhou o campeonato (Kareem Abdul-Jabbar, em 1974 contra o Celtics, é o único que não saiu com o título). Desde então, Larry Bird (1984 contra o Lakers), Hakeem Olajuwon (1994 contra o Knicks) e LeBron James (2013 contra o Spurs) foram os MVP's da fase regular e ganharam os jogos 7 por seus times (os três, aliás, também obtiveram o MVP dos playoffs).

kerr3Steve Kerr, Steph Curry (ambos multados por reclamarem horrores da arbitragem após o jogo 6) e o elenco todo do Warriors sabem que para vencer logo mais precisarão encontrar uma forma de segurar LeBron James e Kyrie Irving (este quase sempre atacando a Curry, algo que tem dado certo – Kyrie inclusive chuta com aproveitamento de mais de 50% contra Steph), que têm conseguido pontuar com extrema facilidade nesta final da NBA (ambos estão com mais de 1,22 pontos por posse de bola nesta final, algo altíssimo). Mais que isso: o GSW, que teve 114,9 pontos e 41% de fora na temporada regular, não conseguiu chegar aos 110 nos dois últimos jogos e não tão agradáveis 32% em bolas de três pontos.

lebron6Alguns dados sobre LeBron James, por exemplo: 1) Pontuou ou deu assistências em 70 dos 115 pontos do Cavs no jogo 6; 2) Está chutando 50% em jogadas de um-contra-um, 52% em pick-and-roll (quase sempre com Tristan Thompson abrindo espaços para ele) e 68% (!!!!) em jogadas de transição); 3) Criticado durante a temporada por não estar arremessando bem, LBJ tem 48% em arremessos nos últimos quatro jogos dessa decisão.

Palpites para o jogo 7 de logo mais? Quem vocês acham que vence? Comentem aí!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.