Topo

Bala na Cesta

Bauru joga bem, vence Flamengo e decisão do NBB será no jogo 5

Fábio Balassiano

04/06/2016 16h06

jeff4Vamos pro jogo 5 na final do NBB. Em Marília, Bauru fez uma partida praticamente perfeita, bateu o Flamengo por 94-81 (51-30 no primeiro tempo), empatou a decisão em 2-2 e forçou o quinto e derradeiro duelo, que será disputado na Arena Carioca 2 no próximo sábado (14h). Assim como no terceiro confronto, houve confusão hoje quando o fisioterapeuta rubro-negro Ricardo Machado foi agredido logo após ter sido expulso (falo disso mais adiante). Ala-pivô bauruense, Jefferson William (na foto ao lado) teve atuação brilhante (22 pontos e 6 bolas de três convertidas) e Robert Day saiu como o cestinha (24 pontos).

leo3O jogo começou e logo me assustei. Não com os primeiros movimentos táticos ou técnicos, mas sim com o fato de novamente Jacob Barreto estar apitando novamente. Jacob Barreto que estava no polêmico terceiro duelo entre as equipes. Qual o motivo de repetir alguém que se envolveu em algo tão inesquecível (inesquecível, neste caso, por ser de péssima lembrança) assim? Quando a bola quicou, os bauruenses foram soberanos. Abriram 17-4 rapidamente, fecharam o primeiro período com 28-13 e passaram a ver os rubro-negros apenas pelo retrovisor. Nos dez minutos seguintes o time carioca chegou a tentar a reação, diminuiu a vantagem para 12, mas Leo Meindl protagonizou uma das jogadas mais bonitas do campeonato ao roubar a bola com um "balão" no adversário e enterrando-a em cima de Marquinhos para manter o seu time com muita margem na frente. No final da primeira etapa, bola longa de Robert Day no estouro do cronômetro para fazer a equipe comandada por Demétrius ir para o intervalo vencendo por 51-30.

dema5O Flamengo voltou defendendo muito bem na segunda etapa, reduziu a diferença para 12 pontos logo de cara, mas viu Rafael Mineiro levar uma falta técnica ali com cinco minutos. Nervoso, o rubro-negro viu Bauru deslanchar, abrir diferença novamente (o placar chegou a apontar 68-44) e fechar o terceiro período em 77-59. Gostaria, neste texto de hoje, de falar apenas de basquete, mas novamente não será possível (e digo isso com dor no coração, porque é o que MENOS gosto de fazer neste espaço). Ignorar, no entanto, é o menos recomendável a se fazer. Então vamos lá.

fla3Na metade final do quarto, porém, aconteceu uma confusão terrível (como já era de esperar após a partida passada aqui no Rio de Janeiro aliás). Ricardo Machado, irmão de Marcelinho e fisioterapeuta do Flamengo, foi expulso após reclamar da arbitragem (teria xingado o juiz de palhaço). Saía aplaudindo ironicamente (nenhum problema quanto a isso) quando jogaram pipoca em cima dele (absurdo total!). Não obstante isso, um torcedor (camisa laranja) empurrou o profissional rubro-negro. Ricardo (blusa vermelha no frame ao lado) ficou nervoso, caiu no chão quando derrubado pelo segurança no meio da torcida de Bauru e o tempo esquentou. Triste pacas, né? Aqui, aliás, já cabe uma reflexão importante para a Liga Nacional fazer quando acabar o NBB: serão cinco jogos das finais com TV Aberta (Rede TV!) e fechada (Sportv) exibindo. Em dois houve imagens bem tenebrosas sobre a modalidade (erro clamoroso de arbitragem no jogo 2 e briga na partida deste sábado. Não pega bem para imagem do produto que está tentando crescer, correto?

day7Nos 10 minutos finais, o Flamengo reduziu a diferença pra 12, mas não conseguiu ir além quando Day matou uma bola de três quando restavam quatro minutos. No final Bauru fechou com incontestáveis 94-81, venceu pela primeira vez em Marília (perdeu o jogo 2 da final de 2015 e o primeiro deste ano) e deixou a decisão do NBB pro próximo sábado no Rio de Janeiro.

Desde já cabe um detalhe: na história do NBB nunca um visitante venceu um jogo 5 fora de casa em decisões (duas oportunidades). Em 2008/2009, o Flamengo fez 76-68 em Brasília jogando no Rio de Janeiro. No ano seguinte, Brasília 76-74 no Flamengo em Anápolis (mando de campo dos brasilienses). Em jogo único, Brasília venceu São José dos Campos em Mogi (São José tinha mando de quadra) por 78-62 em 2011, no caso até então solitário de uma equipe ganhando o NBB longe de casa.

Viu o jogo? O que dizer da partida? E da confusão? Comentem aí!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.