Topo

Bala na Cesta

Após jogo magnífico, Warriors e Thunder decidem campeão do Oeste hoje

Fábio Balassiano

30/05/2016 05h00

klay1Em português claro: a partida de sábado à noite entre Golden State Warriors e Oklahoma City Thunder, disputada em Oklahoma, foi uma das melhores que vi nos últimos anos.

ÀS 21h15 ESTAREI NO FACEBOOK FALANDO DA PELEJA. ACOMPANHE

Magnífica, intensa, pegada até o final e com uma atuação genial de um Klay Thompson pegando fogo (41 pontos, 11 bolas de três pontos). No final, 108-101 para o Warriors. Os vídeos abaixo são bons para os olhos e a alma. Divirtam-se!

foto1Com um final de jogo fabuloso (veja foto ao lado) para o Warriors e errático para o Thunder, temos 3-3 na série e decisão do campeão da conferência Oeste nesta noite (22h, com Sportv). Ou seja: Klay Thompson e Steph Curry (31 pontos, 10 rebotes e 9 assistências) fizeram o que fizeram em um jogo de eliminação, em um jogo onde o atual campeão estava prestes a entrar de férias. O brilhantismo de Klay foi tão grande que o dono da franquia, o magnata Joe Lacob, literalmente se ajoelhou aos seus pés, vejam só:

foto7O Warriors, após estar perdendo por 1-3, pode se tornar o décimo time da história dos playoffs a virar para um 4-3 neste tipo de situação. Tudo isso graças a sua dupla de armador e ala-armador. Klay Thompson e Steph Curry não marcaram "apenas" 72 dos 108 pontos do time no sábado. Eles acertaram 23 dos 36 arremessos de quadra da equipe (quase todos portanto…). Mas falar apenas da dupla, cujos números na série estão na figura ao lado, é um erro, um erro imenso. Antes de passar para Andre, o animal da marcação, Iguodala, deixo aqui uma pensata: o maior maior erro do GSW pra mim nesta série é deixar Curry chutar sempre no um-contra-um. Não entendo o motivo de Steph não chamar sempre um bloqueio pra chutar menos vigiado. Quando fez isso no último período, principalmente com Iggy, se deu bem. Se mantiver essa ideia do 1-1 diante de marcadores físicos pode não se dar bem.

foto2Klay e Curry foram muito bem coadjuvados por um espetacular Andre Iguodala, este ser de outro planeta que consegue marcar de LeBron James a Kobe Bryant, passando por Kevin Durant, Chris Paul e Russell Westbrook. No último período, foram dele os botes em Russ e Durantula, forçando erros e arremessos fora dos padrões, para impulsionar a reação do Warriors que viria através dos furiosos arremessos dos Splash Brothers (vide figura ao lado). Sem Iguodala, provavelmente a vitória não teria vindo. Veja só o que ele fez contra os camisa 35 e 0 do Thunder.

foto4Para o Thunder, a estatística de quem tinha o jogo em casa e 3-2 na série, perdeu no lar e enfrentou o jogo 7 fora de casa nem é tão péssima assim (12-24), mas o problema para Kevin Durant, Russell Westbrook e companhia é mental, psicológico, de tentar esquecer em 48h que a série esteve em suas mãos para tentar vencer o GSW em Oakland pela segunda vez no confronto. Mais do que isso: como compreender que após dominar 90% da série em termos táticos, técnicos e físicos a série encontre-se, após seis partidas, em 3-3? Para cabeça de um atleta do Warriors, é ótimo – "caramba, não jogamos tudo o que sabemos e ainda estamos vivos". Para os do Thunder, é o oposto – "caceta, castigamos os caras, dominamos a tábua, aniquilamos nos rebotes jogando com dois pivôs ou quatro abertos, e eles ainda não foram eliminados. Será que dá pra eliminar essa turma mesmo?". Não é fácil gerar compreensão neste momento, mas há algumas explicações para o que o OKC fez de errado no sábado à noite.

russ1O que aconteceu no último período (33-18 pro Golden State) foi a volta da versão antiga do Oklahoma (a que individualiza tudo, a que não gostamos de ver). Quando percebeu que Klay e Curry estavam pegando o fogo, o OKC simplesmente entrou em pânico. Quem precisava correr, quem precisava ligar o botão de alerta, era o Golden State. Quem ficou desesperado? O Thunder. Aí, pessoal, um abraço.

Tudo o que construíram neste playoff ruiu muito rápido. Billy Donovan pediu três tempos em menos de dois minutos, mas as cabeças de Russell Westbrook e Kevin Durant já tinham ido para a lua. Ambos só atacaram no um-contra-um, desistiram até mesmo dos bloqueios de Ibaka, Adams ou Kanter e tentarm decidir sozinhos. Isso não tem funcionado, e os números desta pós-temporada mostram isso. Do outro lado, ainda por cima, tinha um Andre Iguodala a marcá-los. Lembrando: esse cara foi MVP das finais em 2015 não porque fez 715 pontos por jogo, mas por ter diminuído a sanha de LeBron James, um dos melhores de todos os tempos, nos três últimos jogos da série (3 vitórias do Warriors).

klay2É neste cenário que chegamos ao jogo 7 de hoje que promete também ser épico. O Oklahoma tem time, técnico e bagagem tática para desafiar o Warriors em Oakland. Eu só não sei se terá cabeça para tirar sábado da mente. Isso é muito difícil de prever. Caso consiga, pode vencer um jogo 7 fora de casa, algo sempre difícil. O Golden State entra mais confiante do que nunca. Sabe que estava sendo dominado por um adversário fortíssimo e que mesmo com quase tudo contra encontrou uma forma de chegar ao último duelo com chances de retornar à final ("grandes times sempre encontram fórmulas de vencer mesmo jogando mal", diz o filósofo…).

Quem será que vence hoje? Você tem palpite? Comente aí!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.