Topo

Bala na Cesta

Na Arena Olímpica, Flamengo e Bauru fazem jogo 2 da final do NBB

Fábio Balassiano

26/05/2016 05h00

arena2Acontece hoje às 17h (Rede TV! e Sportv) a segunda partida da final do NBB entre Flamengo e Bauru. E acontecerá em um cenário diferente para as duas equipes. O duelo de logo mais será na Arena Carioca 2, um dos palcos programados para receber as disputas do Judô na Olimpíada do Rio de Janeiro em 2016. Se precisasse de mais um ingrediente para esta decisão, aqui está um molho bacana – abrir as portas de um palco tão importante neste ano.

machado1Pelo lado do Flamengo, é muito claro que o time deu um passo gigantesco para chegar ao quinto título de NBB na história (o quarto consecutivo) após ter batido Bauru fora de casa no último sábado (83-77). Um erro que os comandados de José Neto não podem cometer, porém, é achar que a parada está decidida. A verdade é que o duelo inicial foi equilibrado ao extremo, com os rubro-negros levando vantagem naquilo que eles têm de melhor – a força do elenco. Crer que a parada está decidida por ter ampliado a vantagem que já era boa (a do mando de quadra) é um erro que a equipe não pode cometer (na real eu acho que isso não irá ocorrer devido a experiência do grupo, mas é bom, sempre, agir antes). Em termos táticos, Neto sabe que dificilmente o dominicano Ronald Ramon terá a mesma liberdade que teve no primeiro confronto. Tanto foi assim que Ramon quase não descansou (36 minutos), deixando Rafael Luz (o titular da armação) quase todo tempo no banco (13 minutos de quadra apenas).

jeff1Pelo lado de Bauru, a frustração deve ter sido muito grande após o jogo 1. A má notícia é que de fato o time saiu com a derrota e que agora precisará vencer no mínimo duas vezes no Rio de Janeiro para conquistar o inédito título. A boa é que, tirando os cinco minutos iniciais do último período, o Dragão teve bom domínio das ações, comandando o placar e causando dificuldade ao Flamengo com uma boa defesa. O time de Demétrius precisa, apenas, ser mais consistente durante os 40 minutos, algo não muito fácil para quem não possui um elenco tão numeroso e qualificado como o do rival, e jogar com uma margem de pontos maior (como Mogi fez em alguns momentos da semifinal contra o rubro-negro). Com a diferença de pontos a seu favor, os bauruenses podem, até, se dar ao luxo de, nos períodos mais críticos, se recuperar sem o jogo ter escorrido pelas mãos. Não é fácil, mas principalmente fora de casa é algo que eles devem tentar – principalmente neste jogo 2, pois com novo revés o troféu ficará praticamente impossível de ser conquistado.

mark2Abaixo algumas estatísticas interessantes:

a) Em 79 séries de mata-mata já realizadas no campeonato, 41 das equipes que perderam o Jogo 1 se recuperaram e venceram o Jogo 2 (51,8% de aproveitamento).

b) O empate no confronto não significa muito, pois historicamente o time que iniciou um playoff com resultado positivo ganhou 53 das 79 séries já disputadas na competição (67,0% de aproveitamento).

alex3c) Em 19 séries de mata-mata que disputou na competição, o Flamengo começou vencendo em 13 delas e sofreu somente duas viradas: na Final da edição 2009/2010 para o Brasília (3 a 2), de Alex Garcia, e na semi de 2011/2012 para o São José (3 a 2), de Jefferson, Murilo Becker e Ricardo Fischer (agora em Bauru).

d) Bauru iniciou uma série de playoff perdendo seis vezes na história e conseguiu a virada e a classificação somente duas vezes: nas quartas de final da temporada 2012/2013 contra Franca (3-2) e na semifinal da edição passada, contra o Mogi (3-2).

Quem será que vence logo mais?

 

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.