Topo

Bala na Cesta

Flamengo joga bem, vence Bauru fora de casa e abre 1-0 na final do NBB

Fábio Balassiano

21/05/2016 16h08

finalnbb2Começou bem a final do NBB para o Flamengo. Jogando em Marília (o ginásio bauruense Panela de Pressão não possui 5 mil pessoas, capacidade mínima exigida pela Liga Nacional para séries finais), o rubro-negro contou com um início de quarto período magnífico (13-0) para virar na parcial final e vencer Bauru por 83-77, abrindo 1-0 na finalíssima (melhor de cinco duelos) e se aproximando do seu quinto título (o quarto consecutivo). O jogo 2 será na Arena Carioca II (no Parque Olímpico), no Rio de Janeiro, na próxima quinta-feira (feriado) às 17h10 (Rede TV e Sportv exibem). O terceiro, no mesmo local, às 14h10 de sábado (28/05).

finalnbb3No primeiro período Bauru impôs boa defesa, reduziu o espaço em Marquinhos e Olivinha, dois dos principais jogadores do Flamengo, e contou com boa atuação de Jefferson Willian (duas bolas de três seguidas). Venceu por 19-14 e deu esperanças a seu torcedor que viajou quase 2h de Bauru a Marília para acompanhar a decisão. O segundo quarto veio e entrou em quadra o melhor jogador do Flamengo na temporada  – o elenco. Com um banco de reservas que tem Marcelinho Machado (11 pontos), Rafael Mineiro (8), JP Batista (13) e Gegê o rubro-negro tirou a diferença, comandou as ações e deu tranquilidade para o técnico José Neto segurar seus titulares sem maiores preocupações. Do outro lado, Demétrius teve que retornar com seu quinteto inicial mais rápido do que desejava. Com isso, no minuto final os bauruenses reagiram e foram para o intervalo vencendo por 39-38.

finalnbb6Na volta do vestiário o equilíbrio do final do primeiro tempo se manteve. Rafael Hettsheimeir (25 pontos e 7 rebotes) tentava dominar o jogo para Bauru, mas do outro lado havia Olivinha e Ronald Ramon bastante inspirados (o dominicano terminou com 15 pontos, e o ala-pivô, com 16, sendo o cestinha do seu time). Com 62-60, Bauru vencia depois de 30 minutos. No começo do último período, veio de novo o MVP do Flamengo neste NBB – o banco de reservas. Abrindo a parcial final com 13-0 o time se encheu de confiança, deixou os bauruenses nervosos (Jefferson levou uma falta técnica), abriu mais de dez pontos e levou o rival ao desespero com um jogo sólido que misturava bolas de fora, defesa forte e tiros certeiros do perímetro após boas trocas de passe.

No final, 83-77 para o Flamengo, 1-0 na série e os dois próximos jogos diante do seu torcedor para, quem sabe, conquistar o NBB em casa. Viu o jogo? Gostou? Comente aí!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.