Topo

Bala na Cesta

As quartas-de-final do NBB - veja análises e palpites

Fábio Balassiano

18/04/2016 06h00

As quartas-de-final do NBB já começaram (Mogi venceu o Basquete Cearense e Brasília, o Paulistano – os dois times que ganharam atuaram em casa). Nesta segunda-feira, Rio Claro recebe o Flamengo (19h no Sportv) e Pinheiros, o Bauru (às 21h na Web). Vamos às análises e palpites dos confrontos:

luz1Flamengo x Rio Claro – Descansado, com o melhor elenco do país e contra um adversário que vem de uma batalha de cinco jogos contra Franca. Por mais bem armado que seja Rio Claro (e é mesmo, pelo técnico Dedé Barbosa), é muito difícil imaginar que o time consiga superar o atual tricampeão do NBB em uma série de cinco jogos. Pode ser que a falta de ritmo de jogo pese contra o time de José Neto, que o fato de o duelo se iniciar no interior de São Paulo traga confiança para Rio Claro, mas sinceramente não consigo ver como os rubro-negros ficariam de fora da semifinal, não.
Meu palpite: Flamengo em quatro jogos

dema1Bauru x Pinheiros – Poderia, ou até deveria, ser uma série tranquila para Bauru, que tem um time muito experiente e viu o rival também passar por cinco jogos contra o Minas. O problema, para os bauruenses, é que a série torna-se complicada pelo fato de os pinheirenses estarem com uma confiança do tamanho do mundo após saírem de um 0-2 para um 3-2 e por terem nos jovens Lucas Dias (natural da cidade de Bauru inclusive) e Humberto uma força difícil de compreender e até mesmo de planejar a defesa. Para piorar, Ricardo Fischer está fora e a armação ficará a cargo de Paulinho (que não é um grande armador condutor, mas sim pontuador, o que muda o estilo da equipe) e do jovem Gui Santos. Mesmo assim acredito que a experiência de Bauru e os bons ajustes que o técnico Demétrius farão marcarão a diferença no final das contas.
Meu palpite: Bauru em cinco jogos

deryk50Paulistano x Brasília – Está aí a série mais equilibrada desta fase de quartas-de-final ao meu ver. O Paulistano é mais organizado, conta com um técnico excelente (Gustavo de Conti) e possui o mando de quadra. Brasília, que venceu um agônico Jogo 1 em casa depois de quase ver o triunfo escorrer pelas mãos, vem com a experiência de Giovannoni, Arthur e Fúlvio, a fúria jovem de Deryk e Ronald e com o fato de, por já ter vencido o primeiro duelo, jogar a pressão toda para o lado do time da capital de São Paulo. O Paulistano sabe que, nos jogos 2 e 3, só pode pensar em vencer para não ter que retornar à capital federal precisando desesperadamente da vitória. Acredito que Brasília saberá atuar com isso na cabeça do adversário e fechará o duelo em casa.
Meu palpite: Brasília em quatro jogos

shamellBasquete Cearense x Mogi – O duelo começou no sábado com um jogo feio-porém-disputado em Mogi das Cruzes. O time da casa ficou atrás o jogo inteiro e contou com erros terríveis dos cearenses para virar o placar no final. Isso pode fazer a diferença, obviamente, mas acredito que o Basquete Cearense sabe que jogou melhor e que tem força para bater os mogianos em casa. Resta ao time de Alberto Bial manter a concentração e o controle emocional estar em dia para conseguir concretizar a vitória nos momentos mais cruciais. Mogi tem Shamell, e isso conta muito – vimos no sábado como o norte-americano é decisivo. No final das contas, creio que o mando de quadra será essencial por aqui.
Meu palpite: Basquete Cearense em cinco jogos

Concorda comigo? Comente você também!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.