Topo

Bala na Cesta

Liga das Américas pode ter Final Four com 4 times brasileiros - entenda

Fábio Balassiano

11/02/2016 08h48

fulvio1Falei aqui no começo da semana que Brasília havia conseguido suada classificação na Venezuela, tornando-se o quarto time brasileiro a avançar às semifinais da Liga das Américas nesta temporada (antes passaram Mogi, Bauru e Flamengo na primeira posição de seus grupos). Pois bem. Ontem o Glooboesporte.com divulgou que a FIBA Américas colocou dois clubes do NBB em cada chave, possibilitando que o Final Four aconteça apenas com times brasileiros. E explico. Vamos lá.

fischer1Entre 19 e 21 de fevereiro Bauru será a sede do grupo que também contará com Mogi (outro reencontro do ídolo Larry Taylor com a fanática torcida do time que defendeu por sete temporadas), o argentino Quimsa e o uruguaio Malvin. No fim de semana seguinte (26 a 28 de fevereiro), em Barquisimeto, na Venezuela, o local Guaros de Lara abre seu ginásio para receber Flamengo, Brasília e o panamenho Correcaminos.

A FIBA Américas ainda não divulgou horário e nem calendário das partidas, mas como avançam os dois melhores de cada grupo para o Final Four da competição (agora no formato semifinal e final – o mais adequado em minha opinião), é possível que tenhamos os quatro times do NBB por lá (principalmente Flamengo e Brasília, que, creio eu, pegaram o lado menos complicado).

nbb1Repito o que falei nesta semana e venho repetindo há muito tempo neste espaço. Se o NBB ainda tem muitas falhas (e tem, todos lá sabem disso), é fundamental, justo e correto reconhecer que a capacidade da Liga Nacional de Basquete (LNB) organizar o principal campeonato do país há oito anos possibilita, agora, uma inédita hegemonia no continente. Podemos ter pelo quarto ano consecutivo um time do Brasil vencendo a Liga das Américas (se for Brasília ou Mogi, o quarto diferente…), e pela quarta vez seguida um Mundial Interclubes (Copa Intercontinental) por aqui. Prova de força, competência e trabalho sério da LNB, sem dúvida alguma.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.