Topo

Bala na Cesta

No penúltimo dia do ano, a derradeira partida de Kobe Bryant em Boston

Fábio Balassiano

30/12/2015 01h56

kobe24Tinha tudo pra ser um dia morno na NBA, né? Penúltimo dia do ano, muita gente viajando. Aí você abre o calendário e dá uma olhadinha com atenção (o print foi tirado no domingo, hein). Seria mais um dos inúmeros Lakers x Celtics da história das duas maiores franquias da história da liga. Seria.

O 30 de dezembro de 2015 marca, também, o último jogo de Kobe Bryant no ginásio do maior rival do Los Angeles Lakers, o Boston Celtics. Ginásio que, contra Kobe, presenciou duas decisões da NBA (em 2008 com título verde; em 2010, caneco angelino – este conquistado com vitória no sétimo jogo em Los Angeles).

kobe2Por isso este quase derradeiro dia de 2015 é pra lá de especial. Especial por ver Kobe Bryant pisando no TD Garden (eu sempre escrevo Boston Garden e depois mudo…), onde já foi muito vaiado (normal em se tratando da rivalidade que há entre as duas franquias), e muito especial porque todos querem saber qual será a reação da torcida dos Celtics diante de um dos maiores ídolos daquele que provavelmente é o maior rival verde na história da NBA.

kobe24A propósito da rivalidade vale falar um pouco sobre respeito e civilidade. Quando Kobe anunciou a aposentadoria das quadras um jovem de Boston chamado Jonathan Jacobsen, autor do blog Tommy Point (aqui), escreveu uma belíssima carta para o astro do Lakers (traduzida no final deste post).

Será que a visão de amor e ódio entre a torcida do Celtics terá um capítulo apenas de aplausos e reverência logo mais? Ou será que as (normalíssimas) vaias permanecerão mesmo na despedida de Kobe Bryant do ginásio verde? O que acham? Abaixo a carta de Jonathan!

kobe8"Querido Kobe Bryant

Eu te odeio.

Você pode me culpar? Sou um torcedor do Celtics, e há duas décadas torço contra você. Eu me alegrei com a sua agonia quando meu Celtics te derrotou nas finais de 2008. O Paul Pierce merecia muito mais do que você. Você já tinha três anéis naquela época. Mas três não eram suficiente para você. Você teve a sua vingança e seu quinto título em 2010 enquanto cortava meu coração no processo. Espero que você ainda saiba como foi sortudo por Kendrick Perkins estar fora do jogo 7.

kobe3Eu li a sua carta de despedida no "The Players Tribune" hoje e fiquei chocado. Pelo anúncio de sua aposentadoria – todos nós já sabíamos disso. Eu fiquei chocado pela forma como a sua carta me fez sentir. 

Na minha cabeça, sempre coloquei você e o Derek Jeter (ex-jogador do New York Yankees) juntos. Vocês são os jogadores que nós torcedores de Boston amargamente odiamos, mas inevitavelmente respeitamos. Vocês jogaram do jeito certo – com paixão, orgulho e profissionalismo. Vocês eram verdadeiros estudantes do jogo e perseguiram a grandeza, trabalhando mais duro do que todos. Vocês viraram ícones de gerações em seus respectivos esportes. Vocês abraçaram todos os desafios. Vocês deram tudo. Vocês levaram seus corpos ao limite. Vocês sabiam como vencer. Vocês respeitavam seu esporte, seu ofício, e sua rivalidade com Boston.

kobe1O dia 30 de dezembro marca a última vez em que você jogará em Boston. É também a última chance de nós, torcedores do Celtics, apoiarmos o nosso time a ganhar do, indiscutivelmente, jogador mais dominante na história da rivalidade entre Celtics e Lakers. Quando você partir, também se verá o que restou da rivalidade que um dia dominou a NBA. Talvez um dia essa rivalidade reacenda com novas caras. Talvez não.

Então quando você vier para o Garden esse mês, eu espero que a torcida faça você se sentir no inferno. Espero que a gente consiga te vaiar mais enfaticamente do que das disputas de título. Espero que você erre todos os seus lances-livres. E que você nunca esqueça o que é estar cercado de 17 mil torcedores que sangram verde e que dariam tudo para ver você falhar uma última vez. Eu espero que a gente derrote LA mais uma vez. E quando você for substituído no meio do último quarto, porque meus Celtics estão vencendo por 20 pontos, acredito que algo maravilhoso vai acontecer.

kobe2Cada pessoa no Garden vai parar de te vaiar. Nós vamos ficar de pé e mostrar respeito sob a forma da ovação mais alta, mais apaixonada que você já testemunhou. Nós vamos gritar o seu nome. Vamos enxugar nossos olhos. Vamos dar nosso adeus doce e amargo. Dizem que você não sabe o que você realmente tem até perder. Então antes de você partir, eu gostaria de te agradecer por ser bem mais do que apenas um grande jogador de basquete. Para uma geração inteira de fãs da NBA, você é o basquete.

Eu não acredito que estou dizendo isso… mas eu realmente vou sentir a sua falta.

Te amo (e odeio) para sempre. De um torcedor do Celtics, que nunca te apreciou o suficiente"

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.