Topo

Bala na Cesta

As boas surpresas individuais do NBB até agora - confira!

Fábio Balassiano

28/12/2015 01h22

lucasdiasO ano de 2015 já terminou pro NBB. Por isso separo as boas surpresas individuais da temporada até o momento. São atletas que têm conseguido superar as expectativas e ajudado seus times. Vamos lá:

1) Lucas Dias (Pinheiros) -> Escrevi outro dia dele, mas vale citar novamente. O ala de 20 anos do Pinheiros terminou 2015 anotando 27 pontos (6/6 de três pontos) contra o Vitória, na Bahia, sua maior marca individual na carreira, e fechou o ano com as ótimas médias de 31 minutos, 14,5 pontos (a décima-terceira maior do NBB), 6,5 rebotes e 16,5 de eficiência (quarto melhor índice do certame). Lucas é o ÚNICO atleta com menos de 22 anos a estar no Top-15 de pontos e de eficiência do maior campeonato do país até o momento. Ainda tem muito a evoluir, mas já é possível dizer que ele é um dos principais responsáveis por manter o Pinheiros com a boa campanha de 7-6.

gui12) Gui Deodato (Rio Claro) -> Sem espaço em Bauru, onde foi formado, o ala de 1,92m e 24 anos teve coragem, cortou laços emocionais com seu criadouro e foi buscar minutos em Rio Claro (5-9). Tem conseguido tempo de quadra (32 minutos de média), mas não só isso. Dobrou seus pontos em relação a temporada passada (14,9 no NBB atual), tem contribuído nos rebotes (2,6 de média) e ainda mantém a boa pegada defensiva que sempre o caracterizou. Sua regularidade é tão grande que nos 14 jogos desta temporada em apenas dois ele não chegou aos 10 pontos. Ainda pode melhorar nos fundamentos (2,4 desperdícios de bola/jogo) e na leitura de jogo. A presença de Dedé como técnico podem fazer com que ele cresça neste sentido também.

neto13) Neto (Liga Sorocabana) -> Ele está longe de ser um dos atletas mais badalados deste país, mas aí você olha a lista de cestinhas do NBB e quem é o primeiro? O rapaz da foto. O Arlindo Gomes Baltazar Neto, mais conhecido como Neto. Em sua segunda passagem pela Liga Sorocabana, o bom ala de 1,86m e 29 anos registra os ótimos 20,6 pontos por jogo que o colocam como o melhor no quesito no certame (o índice é 50% maior do que o alcançado pelo Palmeiras em 2014/2015, aliás). Em um time que não tem conseguido vitórias (3-9 até o momento), Neto tem conseguido se destacar na temporada.

caio14) Caio Torres (Paulistano) -> Caio jogou a Olimpíada de 2012, é campeão do NBB pelo Flamengo (onde foi MVP da final anos atrás) e não é que estava mal em São José (14,4 pontos e 9,1 rebotes em 2014/2015). Mas estava claramente aquém do seu bom potencial técnico. Dezesseis quilos mais magro (parabéns à área de preparação física, nutrição e fisiologia do Paulistano) e motivado a entrar de novo no hall dos selecionáveis de Rubén Magnano na seleção, o agora fininho pivô é o melhor jogador do melhor time do NBB até o momento (10-2). São 16,6 pontos, 6,7 rebotes, 54% nos tiros de dois pontos e uma mobilidade há anos não vista para defender de pivôs mais ágeis e gigantes pesados. Por tudo isso Caio, de 28 anos, é, sem dúvida, uma das mais agradáveis surpresas do NBB até o momento.

sosa25) Sosa (Minas) -> Outro pouco badalado no NBB. Isaac Sosa, de 25 anos, chegou ao Minas (7-6) para dar um pouco mais de experiência a um elenco que tem nos jovens Coelho, Léo Demétrio e Danilo Fuzaro Siqueira o seu principal pilar. Aos poucos, o jogador de Porto Rico foi crescendo, crescendo e já é o maior cestinha da equipe no campeonato (14,7 de média) e décimo-primeiro no geral. Tem ótimos aproveitamentos nos tiros de dois pontos (60,5%) e também nas bolas de fora (39%), tornando-se assim uma das principais armas do time do técnico Cristiano Grama no certame.

bruno16) Bruno (Franca) -> Nezinho (lesionado) e Isaac foram contratados para dar um pouco mais de consistência ao jovem elenco de Lula Ferreira, mas em Franca quem tem dado as cartas mesmo é o jovem Bruno Irigoyen. Após completar toda a sua carreira na base do Minas, o gaúcho de Porto Alegre de 23 anos, 1,98m e bom potencial físico (apesar de muito magro, tem braços e passadas longas) é o cestinha da equipe com 12,8 pontos de média (52% nos tiros de fora e ótimos 60% nas bolas de dois). É o dobro do que conseguiu ano passado no Minas com pouco mais de tempo de quadra (27 minutos em 2015/2016 contra 21 em 2014/2015). Autor de 21 pontos, foi o principal responsável pela até certo ponto surpreendente vitória francana em São Paulo contra o Paulistano. Nos últimos cinco jogos, Bruno teve 10+ pontos em quatro deles, mostrando muita personalidade e espírito decisivo nos momentos mais críticos dos jogos.

pedro17) Pedro (São José) -> Pedro jogou os cinco primeiros NBB's de sua carreira no Paulistano. Apesar de ter sido importante na campanha do vice-campeonato de dois anos atrás, nunca passou dos 10 pontos de média. Em São José, onde foi campeão paulista nesta temporada como protagonista, isso mudou definitivamente. Segundo maior cestinha do NBB na atual temporada, o bom ala de 1,90m e 28 anos tem sólidos 17,6 pontos, ótimos 50% nas bolas de três pontos, 3,1 rebotes e 2,6 assistências. Seu desempenho é tão completo que ele está também no Top-10 de eficiência do campeonato com 15,8 (quase o triplo do que conseguia na temporada passada). Livre para ser a arma decisiva mais importante do ataque joseense, Pedro não tem decepcionado – muito pelo contrário.

ronald18) Ronald (Brasília) -> O pivô de 24 anos e 2,07m entra na categoria dos atletas que a gente vivia reclamando de falta de espaço. Quando enfim se tornou titular da equipe de José Carlos Vidal (o treinador pediu para sair devido a problemas físicos – em seu lugar assume Bruno, seu ex-assistente), Ronald mostrou exatamente aquilo que todos imaginavam que ele poderia fazer. Explosivo no ataque, intenso na defesa, o jogador ainda carece de leitura de jogo e de maior noção do que pode ou não fazer na quadra (natural para quem ficava a maior parte do tempo assistindo – e não atuando), mas registra ótimos 14,2 pontos e 7,3 rebotes por jogo até o momento (melhores números de sua carreira, obviamente). É o quinto entre os cestinhas e torna-se a cada dia uma opção segura para os candangos no ataque.

São nomes para ficarmos ligados em 2016. Há outros que você lembra? É só escrever aí na caixinha de comentários!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.