Topo

Bala na Cesta

Com transmissão ao vivo, Real Madrid x Barcelona agita Liga ACB

Fábio Balassiano

27/12/2015 01h15

real1Como sempre acontece na Espanha, a Liga ACB separa o domingo entre Natal e Ano Novo pra colocar seu melhor jogo em TV aberta. É a mesma estratégia, diga-se, que a NBA pensa quando faz desde 1947 a rodada natalina em 25 de dezembro. A exposição é imensa, sabidamente inúmeras famílias estão em seus lares e há a chance de popularizar ainda mais a modalidade (algo que já disse inúmeras vezes que seria salutar de se fazer por aqui, com o NBB, aliás). Neste domingo, em Madri, Real Madrid e Barcelona medem forças às 16h e a FoxSports exibe ao vivo.

justin1A principal diferença deste para os últimos anos é que nem Real e nem Barcelona, as duas maiores potências do basquete espanhol, lideram a Liga ACB até o momento (ambos têm 11-1). O primeiro colocado na classificação é o até certo ponto surpreendente Valencia, que tem 12-0 e visita o Tenerife neste domingo para manter a liderança e a invencibilidade na temporada 2015/2016. O time do técnico Pedro Martinez (54 anos) tem no pivô norte-americano Justin Hamilton (foto) a sua principal estrela (16 pontos, 5,5 rebotes e 18,6 de eficiência) a sua principal estrela, mas tem conseguido vitórias mesmo através de sua ótima defesa (menos de 72 pontos sofridos por jogo).

sergioSobre Real Madrid e Barcelona, vale lembrar que este será o primeiro encontro dos dois gigantes espanhóis nesta temporada. Normalmente as equipes se encontram na Supercopa que precede a temporada, mas dessa vez o Real Madrid foi eliminado na semifinal (quatro dias depois do Mundial de Clubes no Brasil) e o embate inicial do Clássico será mesmo neste domingo, 27 de dezembro. No histórico da Liga Nacional e Liga ACB, 100 a 85 para os merengues. Aqui, aliás, cabe uma observação: em 1974 uma partida terminou EMPATADA em 85 (surreal!).

laso1Em casa, o Real, que vem de oito vitórias seguidas (cinco pela Liga ACB, três pela Euroliga), não perde do Barça há exatos seis anos na temporada regular (desde 27 de dezembro de 2009 aliás). A partir de então, o conjunto do técnico Pablo Laso, que teve seu contrato renovado essa semana até 2018, não viu mais os catalães aprontarem na capital espanhola. Laso, aliás, encontrará o antigo rival Xavi Pascual, treinador do Barcelona, pela 42ª em Ligas espanholas. Até o momento, o comandante do Real Madrid leva a melhor (22-19).

reyes1Em quadra, vale a pena ficar ligado nos veteranos Felipe Reyes e Juan Carlos Navarro. Após problemas séries de contusão nos últimos anos, Navarro, ou La Bomba, como é conhecido, tem conseguido ser efetivo pelo Barcelona e jogará hoje o seu clássico de número 58 (o maior número da história). Reyes, capitão merengue, voltou à boa forma neste ano pré-olímpico (como me disse aqui no Brasil inclusive) e ficará, esta noite, a apenas seis jogos de igualar o recordista de clássicos por parte do Real Madrid (José Biriukov, que fez 50). São dois mitos das duas equipes, duas referências para os elencos e dois atletas com história na seleção espanhola também. Da equipe nacional, aliás, teremos seis atletas que foram campeões do Eurobasket em 2015 (Rudy Fernandez, Sergio Rodríguez, Sergio Llull, Felipe Reyes e Willy Hernangómez pelo Real, e Pau Ribas pelo Barça).

tomicPor fim, vale lembrar que as duas equipes se classificaram para o Top-16 da Euroliga (o Real Madrid num sufoco danado) e que têm, as duas, problemas graves de lesão para resolver. O Real não terá Rudy Fernandez e Andres Nocioni é desfalque há quatro rodadas. Pelo Barça, Alex Abrines e o armador Carlos Arroyo são dúvidas que serão levadas por Xavi Pascual até momentos antes da peleja. No time catalão, olho total no pivô crotada Ante Tomic, único atleta que já defendeu as duas equipes e líder da temporada em eficiência (22).

É o que nos espera logo mais. Quem vencer a peleja se classifica automaticamente para a Copa do Rei, que será disputada em fevereiro em La Coruña. Mais do que isso: quem ganhar se mantém colado ao Valencia e abre uma vitória sobre o rival. Quem será que fica com o jogaço de hoje à tarde? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.