Topo

Bala na Cesta

Warriors enfrentam Lakers em casa por melhor início da história da NBA

Fábio Balassiano

24/11/2015 08h02

gsw5Então é isso. Depois de ter vencido o Nuggets em Denver no domingo por 118-105, o timaço do Golden State Warriors, até então com 15-0, pode colocar mais um capítulo próprio no livro de recordes da NBA nesta noite (no caso brasileiro, será mesmo na madrugada de terça para quarta-feira a 01h30). Em Oakland, o time precisa vencer o pálido Los Angeles Lakers, um dos piores times do campeonato e dono da tenebrosa campanha de 2-11, para ultrapassar o Washington Capitols (1948-1949) e o Houston Rockets (1993-1994) como o melhor início de temporada da história da melhor liga de basquete do planeta.

gsw4E ao contrário dos clichês que estamos acostumados a ver quando um recorde tão importante está para ser batido, Steph Curry, líder do time e jogador mais badalado da atualidade (com inteira justiça), deu a dimensão do que vale a partida desta noite contra o Lakers: "Estaria mentindo se dissesse que não tenho noção do que estamos fazendo e do que temos alcançado neste começo de temporada. Nosso foco maior está em repetir o título, mas estamos a um jogo de fazermos história e vamos atrás disso. Não era um objetivo antes do campeonato começar, mas quando a gente foi ganhando, e o barulho aumentando, começamos a conversar internamente sobre quão sensacional seria escrever nosso nome nisso também", afirmou o magriça depois de vencer os Nuggets no Colorado no último domingo.

gsw1O adversário de logo mais não poderia ser melhor – e também não poderia ser mais emblemático. Los Angeles Lakers e Golden State Warriors seguem caminhos opostos nos últimos anos apesar de terem uma figura em comum no meio disso tudo. Jerry West, um dos melhores jogadores da história da NBA (pouca gente sabe, mas é dele o "corpo" por trás da logomarca da liga), era o gerente-geral do Lakers quando a franquia fez de tudo para conseguir Kobe Bryant no Draft de 1996. Quase vinte anos e inúmeros momentos gloriosos depois, West virou consultor do Warriors em 2011, equipe que se reinventou com os novos donos (a turma modernosa do Vale do Silício), e um dos principais entusiastas do jogo rápido de Klay Thompson, Draymond Green, Harrison Barnes e, claro, Steph Curry.

west1Não deixa de ser irônico que no dia que o Golden State Warriors pode se tornar a franquia com o melhor começo da história da NBA do outro lado da quadra esteja Kobe Bryant e o Los Angeles Lakers. Uma das maiores estrelas da liga e uma franquia que dava as cartas no certame. Os tempos mudaram, e a turma de Oakland é quem dita o ritmo (dos recordes inclusive), com os angelinos fazendo figuração (e "escada") para Curry, Iguodala, Thompson e companhia brilharem.

gsw7O cenário do Warriors, portanto, é este logo mais. O time do Lakers marca mal, é mal treinado por Byron Scott e sua estrela maior não parece ter mais físico para levá-la longe (natural para um ser humano de 37 anos, 20 temporadas nas costas e há dois anos sem jogar). Só uma catástrofe, uma atuação genial de Kobe Bryant ou um relaxamento absurdo por parte da melhor equipe do mundo na atualidade, impediria que o Golden State entrasse de vez no livro dos recordes da NBA com o melhor início de temporada da história (16-0).

Será que os Lakers conseguem evitar isso? Acho muito difícil. E vocês?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.