Topo

Bala na Cesta

Pau Gasol, classificação olímpica e uma atuação para a história

Fábio Balassiano

18/09/2015 01h16

gasol3Falei aqui que Espanha x França, válida pela semi do EuroBasket, tinha tudo para ser a melhor partida do mundo FIBA em 2015.

Eu realmente esperava isso, mas confesso que o que vi ontem à tarde em Lille superou totalmente as expectativas. Os incríveis 80-75 na prorrogação a favor da seleção espanhola deram a vaga na final e o carimbo no passaporte ibérico para o Rio-2016, mas acabaram, por incrível que pareça, ficando em segundo plano diante da atuação de Pau Gasol (o camisa 4 na foto ao lado).

gasol5Foi uma daquelas tardes (ou noites) que a gente sempre se lembrará que viu, que testemunhou, que admirou um dos melhores alas-pivôs de todos os tempos. Pau Gasol terminou com surreais 40 pontos (50% de sua equipe), 12/21 nos arremessos, 11 rebotes e três tocos, liderando sua equipe contra um garrafão formado pelo gigante Rudy Gobert (quando ele saiu com cinco faltas se desenhou a vitória espanhola) e com jogadores da estirpe de Nicolas Batum (que levou a peleja para o tempo-extra com um tiro de três no final do último período) e Tony Parker (este muito mal com 4/17 e apenas dez pontos).

parkerDado interessante: 4-0 para a Espanha contra a França tanto com Pau Gasol quanto Tony Parker em quadra (os dois melhores jogadores de seus países neste século, portanto).

Dado triste: França só virá ao Rio-2016 se ganhar a sua chave do Pré-Olímpico Mundial. Para explicar: de acordo com a FIBA, serão três Pré-Olímpicos Mundiais ao mesmo tempo. Cada chave com seis países. Quem ganhar a sua chave vem aos Jogos Olímpicos. Quem não levar, vê a Olimpíada de casa. Dureza, né? Só lembrando: Canadá, França, Grécia, Itália, Croácia, Alemanha e Lituânia ou Sérvia (o perdedor de amanhã no EuroBasket) estão na mesma (desagradável) situação.

Abaixo os melhores momento da épica atuação de Pau Gasol na noite de ontem e também um vídeo só do ala-pivô do Chicago Bulls:

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.