Topo

Bala na Cesta

Contra Porto Rico, seleção masculina estreia hoje no Pan de Toronto

Fábio Balassiano

21/07/2015 02h18

pan1

ruben1Começa hoje o Pan-Americano para a seleção masculina. A partir das 11h30 o time de Rubén Magnano mede forças com um rival pra lá de conhecido. Em Toronto o Brasil terá Porto Rico pela frente. E Porto Rico com os rostos que tão bem conhecemos. Larry Ayuso, JJ Barea e Ramon Clemente, veteranos de tantos duelos contra o país, jogarão logo mais. Não será, portanto, nada fácil desde o começo.

benite1O regulamento do Pan-Americano masculino é igualzinho ao feminino. São oito seleções que estão divididas em dois grupos com quatro participantes cada. Os dois melhores de cada chave avançam à semifinal. Na quarta-feira é a vez da Venezuela (14h30) e na quinta-feira será a vez dos Estados Unidos (22h). Vencer hoje, portanto, é mais do que fundamental, pois aparentemente a Venezuela é a equipe menos forte. Se ganhar, o Brasil pode sacramentar a sua ida às semifinais na quarta-feira mesmo.

augusto8Além da campanha em si, para Rubén Magnano vale a observação de alguns atletas que poderão atuar também no Pré-Olímpico das Américas que será disputado no próximo mês no México (até onde se sabe ainda valendo vaga para a Olimpíada do Rio de Janeiro). Augusto Lima (foto), que se destacou no Murcia (Espanha), Vitor Benite (foto), ala-armador do Flamengo, Leo Meindl (ala ex-Franca e recentemente contratado por Bauru), Rafael Hettsheimeir (pivô de Bauru) e Ricardo Fischer (armador de Bauru – foto abaixo) têm tudo para ganhar pontos com a comissão técnica e se aproximar do Pré-Olímpico cuja convocação deve sair nos próximos dias.

fischerVale lembrar, também, que a seleção brasileira estará com 11 jogadores a disposição do treinador. Convocado para o Pan-Americano, Raulzinho viajou para Utah, onde se apresentou e passou a treinar com o Jazz para a próxima temporada da NBA. Como não havia tempo de mudança devido ao regulamento, o elenco ficou com um a menos mesmo.

Sorte ao time do técnico Rubén Magnano no começo desta importante caminhada. O Pan-Americano perdeu muito de seu valor nos últimos anos, mas para uma seleção que precisará se renovar bastante depois dos Jogos Olímpicos de 2016 esta é uma oportunidade e tanto de ver em quadra jovens que muito em breve terão papel importante na equipe nacional.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.