Topo

Bala na Cesta

Mercado de agentes-livres da NBA abre amanhã - olho em LaMarcus Aldridge

Fábio Balassiano

30/06/2015 13h31

aldridge1Começa no primeiro minuto desta quarta-feira o mercado de agentes-livres da NBA (aqui a lista completa). Jogadores (e seus agentes) podem se reunir com as franquias para ouvir propostas e tomar decisões a respeito de seus futuros. As assinaturas dos novos contratos, porém, só podem ocorrer até 9 de julho. Até lá, o nome que mais chama a atenção neste verão americano é o de LaMarcus Aldridge.

Ala-pivô do Portland Trail Blazers desde 2006/2007, o camisa 12 teve 23,4 pontos e 10,4 rebotes de média na última temporada e avisou a franquia que não permanecerá no Oregon. Cortejado, seus agentes já agendaram incríveis SETE entrevistas até quinta-feira. Lakers, Mavs, Rockets, Spurs, Knicks e Raptors estão entre os times que conversarão com o atleta segundo informa a ESPN norte-americana informa.

wade1Sua tomada de decisão deve movimentar o mercado, mas há outros nomes que chamam a atenção. Marc Gasol, pivô do Memphis, está na Espanha e disse que nem conversará com outro time caso o Grizzlies lhe ofereça a bola que (ele acredita que) merece. Os Knicks, que queriam o pivô, já descartou contratá-lo aliás. LeBron James se colocou como agente-livre, mas deve renovar com o Cleveland por um valor maior valendo-se do novo teto salarial que valerá a partir de 2016/2017. Outro que quis se colocar disponível é Dwyane Wade (foto). Astro do Miami há mais de uma década, o camisa 3 tem seu nome cogitado no Cavs inclusive, mas também em Los Angeles, onde se uniria a Kobe Bryant. Até o momento, porém, é tudo rumor.

love4Ainda há, claro, os nomes de Kevin Love (foto), Rajon Rondo, Paul Millap, Greg Monroe, Monta Ellis, Goran Dragic, DeAndre Jordan, Jimmy Butler, Kahwi Leonard e Draymond Green. Os três últimos da lista são agentes-livres restritos, o que significa o seguinte: eles podem ouvir propostas, mas se aceitarem um contrato de outra franquia o seu atual time pode "cobrir" a oferta. Exemplo prático: Butler recebe oferta de US$ 100 milhões por 5 anos do Lakers. Ele aceita. Chicago decide que vale a pena bancar os mesmos US$ 100mi por 5 anos e cobre a oferta. Butler fica no Bulls.

kawhi1A quarta-feira promete ser agitada em um dos mercados mais concorridos dos últimos tempos. Times com história forte, como Lakers, Celtics e Knicks, têm muita grana para gastar (há espaço na folha salarial) e precisam dar respostas rápidas às suas exigentes torcidas.

É bom, portanto, ficar de olho aberto. LaMarcus Aldridge puxa a fila, mas há inúmeras boas opções para as franquias montarem seus elencos para as próximas temporadas. Quem se sairá melhor nas "compras"? Vocês têm palpites? Comentem!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.