Topo

Bala na Cesta

A experiência pesa mesmo? Nenhum jogador do Warriors jogou em final da NBA

Fábio Balassiano

01/06/2015 13h15

curry1A final da NBA que começa na quinta-feira às 22h (ESPN exibe) envolvendo Golden State Warriors e Cleveland Cavs revela um detalhe pra lá de curioso.

O Warriors, time de melhor campanha na temporada regular (67 vitórias) e dono pós-temporada impecável até então (4-0 no Pelicans, 4-2 no Grizzlies e 4-1 no Rockets), não tem em seu jovem elenco nenhum jogador que já tenha participado da final da melhor liga de basquete do planeta.

walton1Pelo Warriors, quem tem mesmo experiência em final de NBA fica no lado de fora da quadra. Steve Kerr, o brilhante técnico da equipe. foi pentacampeão da liga jogando pelo Chicago Bulls (três vezes entre 1996 e 1998 na segunda jornada de Michael Jordan e Phil Jackson em Illinois) e San Antonio Spurs (em 1999 e 2003). Embora com papel pra lá de secundário, Luke Walton, atualmente assistente de Kerr e com passagem como jogador do agora rival Cavs em 2012 e 2013, foi bicampeão pelo Los Angeles Lakers (em 2009 2010). Do atual elenco, ninguém mesmo tem experiência em decisão.

cavs1Do outro lado, o Cleveland apresenta elenco um pouco mais pronto para a decisão neste sentido. LeBron James, astro da franquia, está indo para a sua quinta final seguida (foi MVP quando o Miami venceu em 2012 e 2013 aliás). Anderson Varejão jogou em 2007, mas ao que tudo indica não entrará na quadra embora muita gente em Ohio diga que, em caso de extrema necessidade, o brasileiro poderá ser escalado. Além dele, Mike Miller e James Jones faziam parte do Miami que foi a quatro finais (Miller esteve de 2011 a 2013, ficando fora em 2014). Kendrick Perkins foi campeão pelo Boston em 2008, vice em 2010 (lesionou o joelho e não atuou no jogo 7 em Los Angeles contra o Lakers) e estava no elenco do Oklahoma vice-campeão em 2012. Shawn Marion venceu em 2011 pelo Dallas. Os Mavs, aliás, também tinham no elenco o pivô Brendan Haywood, que agora nem escalado é por David Blatt. Ou seja: "cabelo branco" em final a turma de Ohio tem de sobra, né?

Um detalhe curioso: a última vez que a NBA viu uma franquia chegar sem nenhum atleta com jogo de final foi em 1991. Naquela temporada o Chicago Bulls não ligou pra isso e bateu o Lakers, de Magic Johnson, Sam Perkins e James Worthy, por 4-1. Será que isso pesará a partir de quinta-feira a favor dos Cavs? Ou não muda nada para Steph Curry e companhia? Digam aí!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.