Topo

Bala na Cesta

Flamengo pode se tornar maior campeão do NBB amanhã

Fábio Balassiano

29/05/2015 14h00

mark1Pode terminar amanhã a temporada 2014/2015 do NBB. Após ter ganho de Bauru por 91-69 no jogo 1 da decisão na terça-feira na HSBC Arena (Rio de Janeiro), o Flamengo pode se tornar o maior campeão da história da competição caso bata o forte rival novamente neste sábado às 10h (transmissão da TV Globo e Sportv) em Marília. Apenas lembrando: os bauruenses não jogarão no ginásio Panela de Pressão devido a falta de capacidade mínima exigida pela Liga Nacional.

Com três títulos do NBB (na temporada 2008/2009 e nas duas últimas, de 2012/2013 e de 2013/2014), o rubro-negro está empatado com Brasília (2009/2010, 2010/2011 e 2011/2012) como os maiores vencedores da competição. Se conseguir o troféu em Marília, os cariocas se isolam na liderança com quatro conquistas.

jerome1Para ser campeão, ao Flamengo será necessário manter a postura defensiva e o nível altíssimo de concentração que foram vistos na primeira partida da decisão. Com mais opções do banco de reservas e com o "físico em dia", os rubro-negros levam a vantagem emocional por terem feito uma partida brilhante na terça-feira e também pelo fato de estarem mais descansados neste fim de temporada.

Ter vencido o Jogo 1, porém, não significa estar tão mais próximo do título assim. Nas três decisões de NBB sem jogo único na final o ganhador da primeira peleja foi campeão da competição em duas ocasiões (como mostra a figura). A única vez que isso não ocorreu? Na temporada 2009/2010 justamente com o Flamengo. Os rubro-negros venceram Brasília por 88-84, abriram 1-0, mas foram derrotados pelos brasilienses por 76-74, perdendo o caneco do NBB2 por 3-2.
flamengo1

gui1Para Bauru, é fundamental que o Jogo 1 já seja parte do passado (ou que tenha sido apagado da memória). Foi uma partida atípica, como as duas equipes disseram, mas que deixou uma série de lições. Os bauruenses têm um ótimo time, mas um elenco reduzido, estão cansados e jogarão longe do ginásio que estão acostumados a atuar. Não é, obviamente, uma situação fácil de lidar. Por isso os comandados de Guerrinha precisarão se superar caso queiram levar a decisão do NBB para a terceira partida (também em Marília no dia 6/6). Para isso, é fundamental pressionar mais o Flamengo na defesa e acelerar mais os passes para evitar o domínio da marcação visto na terça-feira.

Será que o NBB acaba amanhã? O que acham?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.