Topo

Bala na Cesta

O imprevisível jogo 7 entre Rockets e Clippers hoje - quem avança na NBA?

Fábio Balassiano

17/05/2015 01h00

hardenNeste domingo, 16h30 (Sportv), o último classificado para as finais de conferência da NBA será conhecido em um jogo 7 pra lá de emocionante. Em Houston, os Rockets abrem seu ginásio para medir forças com o Los Angeles Clippers em um confronto que já esteve quase decidido a favor dos californianos mas que agora está literalmente aberto.

blakePelo lado do Los Angeles Clippers, é difícil imaginar como estará a cabeça de um grupo que esteve com a vaga na primeira final de conferência da história da franquia nas mãos na última quinta-feira. No jogo 6, em casa, os Clippers tinham 19 pontos de vantagem, mas simplesmente dormiram no ponto. Dormiram (na quadra) pensando na final do Oeste e acordaram com o jogo 7 batendo na porta neste domingo. Em termos psicológicos é óbvio que há um abalo (natural até), mas o lado bom é que o time de Doc Rivers tem jogado muito melhor que o Houston em grande parte dessa série. Caso consiga colocar os nervos no lugar, tem boas chances de vencer mesmo longe de seus domínios (apesar do histórico que diz que em jogos 7 os mandantes levam vantagem em 86% dos casos).

duplaPelos Rockets, é óbvio que há uma sensação de sobrevivência, de "respiro" por ainda estar vivo depois do que se passou não só no jogo 6, mas principalmente pelo que o time não vem jogando neste duelo. James Harden até que tem números respeitáveis (24,5 pontos apesar dos 40% no aproveitamento), mas nem de longe lembra o jogador agressivo que colocou o Houston entre os melhores da NBA. Mesmo assim, com seu melhor jogador não estando muito bem, os texanos empurraram a decisão da vaga para o sétimo e decisivo duelo. E em casa, o que sempre ajuda. Para ganhar, porém, só o fator mental pode não ser suficiente. Os Rockets precisam segurar Chris Paul e Blake Griffin nos cortes, empurrar ao máximo JJ Redick e Matt Barnes para posições pouco confortáveis de arremesso e conseguir pontos em contra-ataques (o que só acontece com boa defesa). Caso vença, o Houston poderá voltar a uma final de conferência após 18 anos (a última foi em 1997, quando perdeu do Utah Jazz após chute milagroso de John Stockton).

Quem você acha que ganha logo mais para enfrentar o Golden State na final do Oeste? Houston Rockets ou Los Angeles Clippers? Comente aí!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.