Topo

Bala na Cesta

NBB conhece hoje últimos semifinalistas

Fábio Balassiano

05/05/2015 01h00

shamell1Chega ao fim hoje a fase quartas-de-final do NBB (lembremos que Limeira já está lá). Ontem, em Mogi das Cruzes, os mogianos contaram com a força da torcida que encheu o ginásio Hugo Ramos, fizeram 91-84 (30-20 no último período) no jogo 5 para vencer o surpreendente Macaé e chegar a sua segunda semifinal consecutiva no maior campeonato de basquete do país.

Méritos para o excelente técnico Paco Garcia e para o brilhante ala Shamell (foto à esquerda), autor de 16 pontos e líder técnico de uma equipe que começou a temporada com muitos problemas físicos mas que atinge o objetivo de minimamente terminar o certame entre os quatro melhores. Shamell, aliás, estará aqui na série "Personagens do Basquete Brasileiro" nos próximos dias – fiquem ligados!

guerraNesta terça-feira os dois últimos semifinalistas serão conhecidos. No Panela de Pressão, Bauru recebe Franca em uma série que não viu um time vencer dois jogos seguidos (os bauruenses abriram o duelo com 1-0). Vale a pena ficar de olho no comportamento das duas equipes, que vêm mantendo uma rivalidade fortíssima nos últimos anos. Franca tem no seu trio de alas formado por Léo Meindl, Lucas Mariano e Marcos Mata a sua grande força, e jogará logo mais sem responsabilidade alguma. Depois de tudo o que a equipe passou (crise financeira, risco de não continuar no torneio etc.), levar um timaço como é o adversário a cinco jogos é um feito. Do outro lado, Bauru, dono de três títulos na temporada (Liga das Américas, Liga Sul-Americana e Paulista), sabe que um revés logo mais não mancha a brilhante campanha do time até aqui, mas uma derrota seria bem frustrante para o time de Guerrinha (foto à direita) tendo em vista o retrospecto da fase regular (28-2) e a sequência invicta de 25 partidas. A partida começa às 19h e terá transmissão do site da Liga Nacional. O ganhador enfrentará Mogi na semifinal.

Laprofinal2A seguir, a partir das 21h (Sportv), Flamengo e São José fazem um nervoso jogo 5 no Tijuca de uma série que, tal qual Bauru e Franca, ainda não viu uma equipe vencer duas partidas seguidas (os rubro-negros abriram o duelo com 1-0). Para o time de José Neto, é bom que o desempenho do armador Nicolas Laprovittola melhore. O MVP do Mundial do começo de temporada tem sido baixíssimo até aqui (7,2 pontos e dois desperdícios de bola por jogo), e o argentino sabe que além de fazer seus companheiros jogarem é fundamental que ele também pontue com força. Para os joseenses, levar a partida equilibrada até o final é importante pelo lado psicológico e ainda mais relevante por ter o decisivo Jimmy Baxter no elenco (ele tem matado bolas importantes nas duas séries de playoff do time até aqui). Quem ganhar mede forças com Limeira na semifinal.

Quem será que vence logo mais? Flamengo ou São José? Bauru ou Franca? Comente aí!

 

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.