Topo

Bala na Cesta

Sem convencer, Atlanta busca vantagem contra o Brooklyn hoje

Fábio Balassiano

29/04/2015 01h15

hawks4No playoff de 2014, o Atlanta Hawks terminou a fase de classificação na oitava posição com 38-44. Era um time em formação e sem seu melhor jogador (Al Horford, lesionado, nem jogaria a pós-temporada). Do outro lado, líder do Leste, estava o Indiana Pacers, dono de 56 vitórias, mas que todo mundo torcia o nariz por conta de uma eventual escorregada que o time poderia dar no playoff. A pergunta martelava a equipe de Frank Vogel e Paul George o tempo todo: "Os Pacers estão indo bem mesmo, mas como será no mata-mata?".

hawks1Lembrei bem disse quando vi o final do jogo entre Brooklyn Nets e Atlanta Hawks na segunda-feira. Tendo avançado ao playoff na oitava posição, a turma de Brooklyn deveria ser abatida facilmente pelos Hawks. Melhor time do Leste, com o técnico do ano, com o estilo de jogo Spurs na veia, com os cinco titulares em ótima forma física e técnica. Tudo conspirava para uma primeira fase fácil para a turma da Geórgia. Certo? Errado.

hawks2Aconteceu com o Indiana em 2014 e a história se repete agora com os Hawks. O líder do Leste vê a série empatada em 2-2 após abrir 2-0 (perdeu as duas fora de casa) e tem logo mais em seu ginásio um crucial jogo 5 (20h, com transmissão do Space). A mesma dúvida que pairava nos Pacers ("Será que eles são isso tudo mesmo?") agora bate pesado nos comandados de Mike Budenholzer. E isso, obviamente, não deve ser fácil de lidar, não.

hawks5Foram 60 vitórias na temporada regular, um basquete de altíssimo nível, dois pivôs que maltrataram as defesas rivais (Horford e Paul Millsap, um dos mais subestimados da NBA), uma rotação muito boa envolvendo um razoável banco de reservas e (vejam só) uma torcida que foi se empolgando aos poucos. Mas como o esporte é cruel a verdade é uma só: se não vencer hoje o Atlanta pode fazer o seu último jogo em casa nesta quarta-feira.

Atlanta Hawks v Brooklyn Nets - Game ThreePara evitar um desastre, é bom os Hawks jogarem como vinham fazendo até o playoff começar. A defesa, sempre tão boa, parece frágil e tem permitido até mesmo jogadores que estavam sumidos apareçam. (notadamente Deron Williams, autor de 35 pontos no jogo 4). No ataque, o jogo de passes flui muito menos, e com isso os arremessos, quase sempre livres na temporada regular, saem marcados, forçados, com menor percentual de conversão. Não foi assim que nos acostumamos a ver os caras jogar, né? E não é assim que eles realmente gostam/sabem atuar.

horfordComo boa recordação, em 2014 o Indiana sofreu um bocado com o Hawks, mas venceu a série por 4-3 mesmo sem convencer e avançou até a final da conferência (depois eliminaria o Wahsington e perderia apenas para o Miami na decisão).

O que acontece logo mais em Atlanta? Comente aí!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.