Topo

Bala na Cesta

O fundamental jogo 5 entre Spurs e Clippers na Califórnia

Fábio Balassiano

28/04/2015 13h00

cp3Dia importante para a única série do Oeste que realmente está valendo a pena (a não ser que alguma coisa mude, obviamente, já que Houston e Memphis têm 3-1 contra Dallas e Portland e fazem o jogo 5 em casa). Em Los Angeles (23h30), o Clippers recebe o San Antonio Spurs no fundamental jogo 5 de um duelo que tem sido fantástico desde seu começo.

Após perder pela pior margem da franquia em playoff na sexta-feira (27 pontos), os Clippers jogaram muita bola no domingo, dominaram do começo ao fim, fizeram 114-105 (Chris Paul, na foto ao lado, saiu-se com 34 pontos e 7 assistências) no Texas, igualaram em 2-2 e colocaram o confronto em uma "melhor de três" a partir de hoje.

rivers1Para o Clippers, é essencial que a intensidade ofensiva seja mantida durante todo jogo (24 assistências e 46 pontos no garrafão) e que a marcação consiga tirar os tiros de três sem marcação do San Antonio (Spurs, bem marcados, chutaram para apenas 6/25 de longe). Se não for pedir muito, ter mais de uma arma saindo do banco de reservas como Austin Rivers (excelente no domingo com 16 pontos em 17 minutos – na foto à esquerda) e Jamal Crawford pode ajudar não só a vencer os texanos, mas a dar um pouco de descanso a Chris Paul (o camisa 3 tem jogado 38,5 minutos/jogo, muita coisa).

blake1Além disso, houve um movimento tático muito bacana por parte de Doc Rivers também com Chris Paul fazendo pick com Blake Griffin e três arremessadores no entorno (Rivers, Crawford e Redick). Por mais que o resultado não tenha sido bom (5/18 de longe), pode ser uma boa alternativa para sangrar a marcação adversária, que sempre vai preferir conter CP3 e Blake a vigiar seus companheiros. A grande qualidade dos californianos no jogo 4, porém, não foi nem técnica, mas psicológica. Eles conseguiram esquecer a bobeira que foi o jogo 2 (quando Blake Griffin foi tentar quicar a bola por baixo das pernas, errou e permitiu a prorrogação…), atuaram com muita confiança e usaram e abusaram do potencial físico do elenco (muito maior que o de seu adversário).

pop2Para o San Antonio Spurs, é imperativo, como bem disse Gregg Popovich (foto à esquerda) após o jogo 4, que sua defesa entre em quadra desde o primeiro minuto e não, como ele disse, que defensa apenas quando pense ser emergencial. Não é admissível, e nem faz parte do padrão Spurs de qualidade, levar 114 pontos em um jogo de pós-temporada. Conter os picks de Chris Paul com Blake Griffin não é a tarefa mais fácil do mundo, mas é a única forma de fazer o jogo do Clippers diminuir de eficiência (quase todas as jogadas do time de Doc Rivers começam com eles chamando bloqueios na cabeça do garrafão).

Em séries melhor de 7 empatadas em 2-2, o vencedor do jogo 5 vence o confronto em mais de 85% das vezes. O que acontece logo mais? Spurs ou Clippers? Quem ganha o jogo em Los Angeles? Comente aí!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.