Topo

Bala na Cesta

Sem Rondo e Parsons, Dallas tenta sair do buraco contra o Houston

Fábio Balassiano

24/04/2015 01h59

rondo1A noite desta sexta-feira reserva três partidas pra lá de interessantes na NBA. Às 21h o Washington, que tem 2-0, faz a primeira partida de playoff em casa e tem tudo para deixar o Toronto a beira do precipício na conferência Leste. Pouco depois, às 22h30, o San Antonio Spurs, que empatou o duelo contra o Clippers em Los Angeles na quarta-feira, pode abrir vantagem no Texas.

O mais chamativo dos duelos, porém, acontece em uma série que tinha tudo para ser disputada. Às 20h o Dallas recebe o Houston Rockets para tentar estancar o sangue depois de duas derrotas (levando mais de 110 pontos em ambas, diga-se de passagem). O problema, porém, não está "só" no sistema defensivo da equipe. Para Rick Carlisle, é hora de organizar a equipe que não contará mais com o armador Rajon Rondo e Chandler Parsons, ambos lesionados.

rajon1Todo mundo conhece o "gênio indomável" do armador trocado pelo Boston ao Mavs no meio da temporada. Em Dallas, no entanto, a fúria de Rondo parece ter chegado a níveis não administráveis. Durante a temporada regular Carlisle chegou a discutir asperamente com o jogador (inclusive durante os jogos), e na terça-feira, no jogo 2 em Houston, foi ainda pior. Na coletiva de quarta-feira, Carlisle foi perguntado se, depois dessa lesão nas costas, esperava ver Rondo, agente-livre ao final do certame, vestindo o uniforme da franquia novamente. A resposta dele, "não, não espero", fala muito sobre o clima instalado por lá desde que o camisa 9 por lá chegou e faz muita gente duvidar se o rapaz está gravemente machucado ou foi uma forma de afastá-lo das atividades da equipe (ainda prefiro acreditar na lesão…).

Se isso não bastasse, Chandler Parsons, bola segura do perímetro, agravou a sua lesão no joelho e também está fora do campeonato. Ótimo técnico, Rick Carlisle terá pouco tempo para achar substitutos, mas não só isso. O treinador precisa devolver a confiança a sua equipe e organizar um mínimo esquema defensivo capaz de segurar as infiltrações de James Harden e companhia a um garrafão cada vez mais frágil.

Rick CarlisleEm termos técnicos ninguém duvida que este elenco do Dallas é capaz de vencer pelo menos duas partidas contra o Houston, que tem 2-0 mesmo com James Harden chutando 9/28 após dois duelos. O problema, e isso não é subjetivo, é a administração do cada vez mais quebrado elenco (Devin Harris ou Raymond Feldon começa na armação, e Al-Farour Aminu pode ser o titular na ala) e uma defesa que em seis meses de campeonato ainda não se encontrou (e sabemos quão importante é um sistema ofensivo para ir longe na pós-temporada).

Caso consiga aparar as arestas, os Mavs têm alguma chance de fazer esta série se prolongar. Se continuar a jogar sem o menor compromisso coletivo a eliminação não tardará a vir.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.