Topo

Bala na Cesta

O último dia da temporada regular da NBA - o que está em jogo?

Fábio Balassiano

15/04/2015 08h27

Ufa. Chegou o dia. Hoje, quarta-feira, é a última rodada da temporada regular da NBA. Normalmente ela não vale nada, quase sempre os times retiram seus titulares pensando no playoff (que começa sábado, aliás), mas dessa vez tem muita coisa em jogo (algo raro). Aqui está a classificação atualizada, e abaixo as análises. Vamos lá:

LESTE

tom1O TERCEIRO LUGAR – Pode parecer pouca coisa, mas vale muito. Com a derrota do Toronto (48-33) ontem para o Boston (graças a este arremesso aqui de Jae Crowder os Celtics garantiram o sétimo lugar), o Chicago (49-32) só depende de si para ficar em terceiro, evitar o Wizards e pegar o Bucks no mata-mata. Enfrenta o Atlanta em casa e se vencer garante a posição. Caso perca, precisa torcer para os Raptors não baterem o Charlotte no Canadá. Só tem uma coisinha: ficar em terceiro significa potencialmente enfrentar o Cleveland de LeBron James na semifinal do Leste. Ficar em quarto, provavelmente o Atlanta Hawks. Mas acho improvável que Tom Thibodeau (na foto à direita ao lado de Derrick Rose), técnico do Bulls, vá jogar para qualquer coisa que não uma vitória logo mais.

paulA OITAVA VAGA – O Indiana, com Paul George (foto à esquerda) jogando cada vez melhor desde que retornou de lesão, suou sangue, venceu o Washington ontem na segunda prorrogação (99-95) e fincou o pé na oitava posição. Tem 38-43, está um jogo na frente do Brooklyn Nets (37-44) e se garante no mata-mata caso vença o Grizzlies em Memphis. Para o Nets, é vencer o Orlando em casa e rezar para Marc Gasol e companhia vencerem os Pacers. Se os dois perderem os Pacers avançam. Quem ficar na oitava vaga terá o Atlanta, líder do Leste, no playoff.

O Miami, com os resultados de ontem, já está eliminado, repetindo o "feito" de Lakers (2004 para 2005). São as duas últimas equipes que chegaram a decisão em um ano e sequer conseguiram jogar o playoff no ano seguinte.

OESTE

popO CHAVEAMENTO – O Golden State Warriors já é o primeiro, o Dallas ninguém tira do sétimo lugar e o Portland Trail Blazers ficará mesmo na quarta posição (por ser o campeão da divisão Noroeste – e mesmo assim não terá mando de quadra já que sua campanha será pior que a do quinto lugar), mas o segundo, o terceiro, o quinto e o sexto lugares estão abertos.

O Los Angeles Clippers venceu o Phoenix ontem e fechou sua campanha em 56-26. Caso o San Antonio Spurs ganhe do New Orleans Pelicans (fora), rouba a vice-liderança do Oeste do Clippers (aqui um dado para constar: Gregg Popovich chegou ontem a sua décima-terceira temporada com 55+ vitórias, ficando atrás apenas de Phil Jackson, que tem 16). Rockets (55-26) e Memphis (54-27) ainda buscam melhores posições. Poupar ou buscar uma melhor colocação nesta noite final? É o que deve martelar a cabeça dos treinadores de Spurs, Rockets e Grizzlies desde ontem.

davis2A OITAVA VAGA – Para o New Orleans Pelicans, é tão simples quanto complexo: vencer o San Antonio Spurs em casa significa jogar o playoff pela primeira vez desde 2011 sem depender de nenhum resultado, colocando Anthony Davis (foto à esquerda) definitivamente em outro patamar (o rapaz tem 22 anos e estará levando a franquia a pós-temporada praticamente sozinho – e sem alarde).

westQuem torce pelo Spurs, ou quase isso (para rir um pouco, veja o vídeo hilário de Russell Westbrook aqui), é o Oklahoma. O time precisa vencer o Minnesota fora de casa e torcer pelos texanos para avançar. Derrotas de Pelicans e Thunder qualifica o time de New Orleans para o mata-mata. O "felizardo" com a oitava posição do Oeste pega o Golden State Warriors, melhor time da NBA, na pós-temporada.

E aí, o que será que vai acontecer na última noite da NBA? Quem passa em oitavo no Leste e no Oeste? Comente aí?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.