Topo

Bala na Cesta

Deu a lógica: América-PE e Americana vencem e estão na final da LBF

Fábio Balassiano

12/04/2015 11h43

karlaE deu a lógica na Liga de Basquete Feminino (e conforme falei aqui na sexta-feira). Com os dois maiores investimentos da modalidade no país, América-PE e Americana farão pela terceira vez seguida a decisão da LBF após fazerem 2-0 em São José e Maranhão, respectivamente (lembrando que nos 2 anos anteriores a turma do América vestia a camisa do Sport-PE).

A decisão, em melhor de três jogos, começa no próximo sábado, em Recife, e terá potencialmente os dois duelos seguintes no interior de São Paulo (veja o calendário dos jogos finais).

vendraNo sábado, com um Centro Cívico longe de estar cheio (uma pena!), Americana sofreu no começo, mas fez 34-12 no segundo período e venceu o Maranhão por 96-73 com boas atuações de Karla (17 pontos vindo do banco – na foto à direita), Damiris (16 pontos, 6 rebotes e 4 assistência – olho na menina, que tem jogado muitíssimo bem) e Clarissa (14 pontos e 13 rebotes desta atleta que ao mesmo tempo tem uma volúpia descomunal e uma falta de leitura de jogo de assustar). É a quarta final de LBF seguida de Americana (dois títulos e um vice), que terá mando de quadra na decisão, e o oitavo jogo seguido do técnico Antonio Carlos Vendramini (na foto à esquerda) sem derrota em mata-mata na competição (desde que regressou a modalidade na temporada passada o experiente técnico ainda não sofreu um revés sequer).

robertoAgora há pouco o América-PE, que havia vencido facilmente São José no primeiro jogo, manteve o ritmo em Recife e venceu por 70-51 para chegar a terceira final seguida sob o comando de Roberto Dornelas (foto à direita). Mais uma vez a pivô Érika (foto à esquerda) não foi parada (se no mundo é difícil detê-la, imagine aqui…), terminando com 17 pontos e 14 rebotes e brilhando muito ao lado da excelente ala norte-americana Tiffany (21 pontos).

erikaPor fim, algumas perguntinhas: 1) Onde está o público desta LBF, aliás? Todos os ginásios estão absurdamente vazios. Espero que na final as coisas mudem para melhor; 2) Por que a final não é em melhor de cinco jogos? São poucas as partidas realmente boas no torneio. Seria interessante que tivéssemos mais jogos de valor, como os dessa decisão, e não apenas dois ou três; 3) Quantos jogos dos playoffs viu Zanon, técnico da seleção brasileira adulta?; 4) Essa discrepância entre as duas principais equipes e as demais não será contida pela diretoria da Liga? Nos 4 jogos da semifinal, a diferença média ficou em 22,8 pontos. Acreditem, isso não é uma coisa boa para o produto; e 5) O campeonato estará terminando em abril, começo de maio. A próxima edição começará quando? Dezembro de 2015? Sete meses de hiato? Sugiro que o calendário do feminino seja mais longo, dando às meninas mais jogos por ano e maior visibilidade do campeonato.

Viu os jogos? Gostou? O que esperar da decisão entre América-PE e Americana?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.