Topo

Bala na Cesta

Americana e América-PE perto de 'repetir' finais de 2013 e 2014 da LBF

Fábio Balassiano

10/04/2015 12h15

SJá na semifinal, a Liga de Basquete Feminino (LBF) pode ver as finais das duas últimas edições se "repetir" mais uma vez neste final de semana, quando Americana e América-PE enfrentam, em casa e com 1-0 nas séries, Maranhão e São José (as partidas serão transmitidas pelo Sportv).

Em 2012/2013 e 2013/2014, Sport-PE e Americana se enfrentaram nas finais (com um título para cada). Após dissidência, elenco e técnico (Roberto Dornelas) do Sport-PE foram para o América, onde mantêm o alto nível.

erika8Para o América-PE, basta repetir a boa atuação desta semana para eliminar as joseenses em Recife (domingo às 10h). Jogando em São José, a equipe de Dornelas dominou do começo ao fim, fez fáceis 81-51 e abriu 1-0 sem a menor dificuldade. Érika (foto à esquerda), autora de 18 pontos e 12 rebotes (25 de eficiência), segue como uma das melhores pivôs do mundo e aparentemente não há rivais para detê-la nesta semifinal. Além dela, vale destacar a boa atuação de Tainá (15 pontos), armadora que deve assumir o posto de Adrianinha (sua companheira de clube, aliás) nas próximas convocações da seleção brasileira.

damirisNa outra semifinal, Americana, que venceu o Maranhão em São Luís por 70-51 , precisa de outra vitória em casa (amanhã às 11h) para chegar a final e defende seu título conquistado em 2013/2014. Damiris (foto à direita) foi muitíssimo bem no primeiro jogo com 18 pontos e parece cada vez mais pronta para ser a próxima estrela do basquete brasileiro. Outro ponto interessante da equipe do interior de São Paulo: desde que retornou ao basquete na temporada passada, o técnico Antonio Carlos Vendramini ainda não perdeu uma única partida de playoff sequer (são sete ao todo – quatro de 2013/2014 e três do atual certame).

Por fim, cabe uma reflexão: em dois jogos de semifinal de LBF América-PE e Americana ganharam fora de casa de mais de 15 pontos de seus rivais, que têm várias jogadoras de seleção e que penaram para fazer 50 pontos em 40 minutos. Há alguma coisa que precisa ser repensada, não?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.