Topo

Bala na Cesta

Começa hoje a transmissão da NBA no Sportv - bom para todo mundo?

Fábio Balassiano

24/02/2015 13h30

nba1A história da NBA no Brasil ganha, a partir de hoje, um capítulo bem importante. Nesta terça-feira, 24 de fevereiro, o Sportv e seu braço móvel, o SportvPlay começam a exibir as partidas da melhor liga de basquete do planeta. O duelo entre Dallas Mavericks e Toronto Raptors, às 22h30 (de Brasília), no Texas, abre os trabalhos do canal. Li e vi muita gente comentando sobre a entrada da emissora, e realmente me espantei com algumas coisas. Por isso decidi escrever este texto. Vamos lá.

Jura que alguém considera RUIM o Sportv (Organizações Globo, maior grupo de comunicação do país) exibir a NBA? É sério que alguém que gosta de basquete considera uma exposição maior para a modalidade maléfico? Alguém já pensou no crescimento do noticiário de basquete no país com entradas maiores, por exemplo, nas rádios e sites do Grupo? Sinceramente eu tentei, mas não consegui ver pontos ruins em relação a exibição das partidas no canal.

hill1Canal que, obviamente, não se contentará em apenas transmitir as pelejas (serão três apenas nesta semana – mais aqui). Sabemos como funciona em TUDO o que se relacional a Globo (ainda mais sem ter a exclusividade – o que é SEMPRE saudável). O investimento será altíssimo (hoje a repórter Karin Duarte estará no ginásio – algo raro em uma partida de temporada regular), haverá programas ao longo da programação (o já conhecido NBA Action, um semanal sobre a liga, e o NBA Insisde Stuff, de entrevistas com o ex-jogador Grant Hill – na foto à esquerda), certamente reportagens especiais com os brasileiros serão feitas e um punhado de anúncios nos veículos proprietários (Globo.com, Época, Globo etc.) deverão ser vistos. E nem mencionei a (real) possibilidade de exbição em TV aberta (Globo).

dirk3Ademais, alguém aí já parou para pensar em quão maior tende a ficar o noticiário de basquete nos Canais Sportv? A emissora, que já tinha NBB, LBF, Liga Sul-Americana e Liga das Américas, agora tem o melhor campeonato do mundo, ficando certamente com horas e horas do esporte em sua grade de programação (perdendo apenas para o futebol muito provavelmente). Os dois campeonatos nacionais (o NBB dos rapazes e a LBF das moças) tendem a ganhar muito a reboque da nova exposição-giga da NBA no país, não tenham dúvidas disso. Se a Confederação Brasileira fosse minimamente organizada eu até sonharia em uma imensa massificação com crianças e jovens em todo país, mas sei que isso é um devaneio extremo.

nba1Há uma corrente que já reclama (mesmo sem ter visto um jogo sequer!) sobre as narrações, comentários e sobre como os ginásios serão chamados. Não vou me ater, de verdade mesmo, aos profissionais do Sportv. Há sites, blogs e colunas que analisam os jornalistas. O meu propósito aqui é sempre o de analisar o basquete. Mas vale uma dica (e eu já faço isso há algum tempo com alguns canais): use o SAP se não gostar do que está ouvindo. Se não tiver a opção do SAP, diminua o som, ligue uma música boa e curta o jogo do mesmo jeito. Funciona e eu recomendo também. Caso nada disso resolva, o League Pass, que exibe TODOS os jogos, está disponível para compra.

jogo1Sobre o nome das arenas, sou radicalmente contra não chamar de qualquer coisa que não (para usar o exemplo do jogo de hoje) American Airlines Center, mas (de novo) este é um problema do canal com a NBA. Se os dois estão tranquilos quanto a isso, não serei eu que vou ficar reclamando. Acho errado, não gosto, mas não é algo tão desesperante assim, certo? A única coisa que eu fico encucado é que parece que, para o Sportv, a NBA começou ontem, mas aí são outros quinhentos e faz muito mais parte da linha da Globo do que qualquer outra coisa (criticável, mas compreensível, diga-se).

NBA1O crescimento do produto basquete no Brasil me parece óbvio neste momento. A NBA investiu no NBB, assinando um contrato de parceria recentemente (e divulgado aqui no blog em primeira mão em setembro/2014), a liga americana passará a ser exibida no canal esportivo do país com maior audiência e em seu braço móvel (o SportvPlay). Desculpe dizer isso, mas quem gosta da modalidade não tem motivos reais para estar triste ou insatisfeito com isso. É uma grande oportunidade que se abre para todos (de jornalistas a telespectadores). É ainda mais NBA na televisão (ESPN, Space, Sportv e Sports+) e com uma nova emissora que vai puxar a concorrência a fazer ainda melhor o que já está fazendo.

Concorda comigo? Comente aí!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.