Topo

Bala na Cesta

Bruno Caboclo faz 13 pontos em sua estréia na D-League

Fábio Balassiano

28/12/2014 10h47

caboclo1Como era esperado, o Toronto Raptors enviou Bruno Caboclo para a D-League, uma espécie de Liga de Desenvolvimento que as franquias da NBA usam para dar tempo de quadra a seus jovens jogadores sem muito espaço nas rotações de suas equipes. O anúncio foi feito na quinta-feira e ontem mesmo o ala brasileiro estreou pelo Fort Wayne Mad Ants diante do Iowa Energy.

E foi uma boa estreia. Sem demonstrar timidez Caboclo (que vestiu a camisa 13, como demonstra a foto à direita) arremessou 14 vezes (ficou atrás apenas de Andre Emmett, que tentou 16), acertou 5, terminou com 13 pontos e ainda contribuiu com sete rebotes e dois tocos nos 20 minutos em que esteve em quadra na Wells Fargo Arena, que recebeu 4 mil pessoas na noite de sábado em Iowa. Seu time foi derrotado por 111-106 em um bom jogo de basquete. Abaixo você vê todos os arremessos convertidos por ele.

É bem verdade que o brasileiro desperdiçou 4 bolas e errou duas vezes de forma não muito bacana no final (um arremesso precipitado e um passe na saída de bola), mas o saldo é extremamente positivo (o link completo da peleja está aqui e você pode assistir a tudo se quiser). Para quem fez um módico treino com a equipe e não domina a língua (como é o caso dele), é de se espantar a naturalidade como ele entrou na rotação do time e chamou a responsabilidade em algumas jogadas de um-contra-um sem muita cerimônia.

Brazilian Basketball player Bruno Caboclo drafted 20th over all by the Raptors arrives on Porter Airlines from Newark NJ at Billy Bishop Airport in Toronto. Toronto Star reporter Isabel Teotonio (in Red) talks to Bruno as he arrived.Sei bem que a expectativa (e a ansiedade) de todos por aqui é que Bruno Caboclo entre nos jogos da NBA e tenha 45 pontos toda noite, maltratando de Kobe Bryant a Kevin Durant com suas enterradas furiosas, mas (desculpe dizer isso) não é bem assim que acontece no mundo real – e no mundo competitivo da melhor liga de basquete do planeta menos ainda.

Caboclo tem 19 anos, chegou ao Toronto há menos de seis meses sem NINGUÉM conhecê-lo (todos lembram como foi aquela noite do Draft, certo?), entrou em dois jogos, está fazendo treinos específicos e provavelmente a franquia o enviou para a D-League para ver, em quadra, em uma partida, como ele se sai e/ou provavelmente para sentir como ele se sai longe de sua mínima zona de conforto criada no Canadá (não nos esqueçamos que lá ele é muito querido pelos torcedores e tem um companheiro brasileiro ao lado, o pivô Lucas Bebê). É natural, é normal, aconteceu e vai continuar acontecendo com muita gente que chega ainda em um estágio que precisa amadurecer seu jogo.

A ideia é que Caboclo fique uma semana, duas no máximo, na D-League com o Fort Wayne e depois retorne ao Canadá para voltar a fazer parte do elenco do Toronto na NBA. Para ele o importante é manter a cabeça no lugar, a paciência e principalmente a (recomendável e ótima) falta de vergonha para seguir tentando colocar em prática o que ele tem feito nos treinamentos com os Raptors. Ontem foi uma boa – e primeira – demonstração disso. Aos poucos não há dúvida que ele irá evoluir.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.