Topo

Bala na Cesta

Um pouco sobre os 7 brasileiros na temporada 2014/2015 da NBA

Fábio Balassiano

28/10/2014 14h00

rio1Coloquei mais cedo meus palpites para a temporada 2014/2015 da NBA que começa hoje, mas sei bem que é preciso falar dos brasileiros também. Vamos lá, um a um, falando do que eu espero deles a partir desta terça-feira no melhor basquete do planeta.

1) ANDERSON VAREJÃO -> Será o jogador com mais tempo de casa em um Cleveland absurdamente modificado em relação ao último ano. Você sabe bem o que aconteceu em Ohio, não preciso ficar repetindo, certo? Com LeBron James, Kevin Love e Kyrie Irving por lá é muito provável que o brasileiro vá fundo na pós-temporada, mas a grande interrogação para ele não é se o Cleveland será ou não campeão da NBA. Desde 2010 que Anderson não joga mais do que 70 jogos na temporada regular. Com problemas físicos ou de saúde, o brasileiro quase sempre deixa um gosto de "quero mais", pois suas últimas atuações com o Cavs foram boas demais. Se ficar em quadra tem tudo para ser um dos destaques do elenco de apoio de David Blatt, que ainda não decidiu se Varejão será ou não titular (disputa posição com o canadense Tristan Thompson).

bruno2) BRUNO CABOCLO -> A melhor coisa que Caboclo e quem acompanha o garoto de 19 anos podem fazer é NÃO esperar absolutamente nada de seu ano de estreia no melhor basquete do mundo pelo Toronto Raptors. É óbvio que há uma expectativa imensa de todos em saber o que esse rapaz que foi escolhido na primeira rodada do Draft de 2014 sem ninguém imaginar pode fazer, mas o planejamento do Toronto para ele não é para agora – e isso SEMPRE ficou muito claro. Para Bruno, o principal é aproveitar o tempo de quadra que lhe for oferecido em todas as oportunidades. Suas funções serão reduzidas, principalmente porque o Toronto deixou de ser um franco-atirador para se tornar uma das forças do Leste. No banco de DeMar DeRozan e Terrence Ross, o brasileiro deve ter no máximo 15, 20 minutos por jogo (quando for escalar). Fora de quadra, será exigido para que melhore seu inglês, seu físico e seu arsenal ofensivo. Tentar evitar que seu jogo de ataque fique apenas focado nas bolas de três é uma boa.

3) LEANDRINHO -> O ala-armador terminou a temporada passada lesionado no Phoenix Suns e muita gente acreditava que ele não teria mais espaço na NBA. Mas aí ele tirou a sorte grande. Foi contratado pelo Golden State Warriors, e servirá de apoio a dupla Stephen Curry e Klay Thompson, uma das mais explosivas da NBA atual. Do lado de fora da quadra, Leandrinho será comandado pelo novato Steve Kerr, que chega com muita confiança para levar o Golden State longe. O estilo de jogo da equipe (rápido, fluído e muito baseado em bolas de fora) pode ajudar Leandrinho a ter bom tempo de quadra e números inflados. A perspectiva para ele é bem boa, viu. Seu contrato de um ano ao mesmo tempo que representa um risco pode ser uma grande oportunidade também, já que atuando no ritmo acelerado dos Warriors sempre há muitas oportunidades de aparecer no setor ofensivo.

nene14) NENÊ – Quem acompanha os jogos do Washington Wizards consegue ter uma boa noção de quão reverenciado é Nenê por torcedores e companheiros de time. O cara é uma lenda por lá, e suas atuações nos últimos playoffs contra o Chicago Bulls aumentaram ainda mais o seu conceito na franquia da capital dos Estados Unidos. Para este ano, suas funções defensivas continuam intactas, e importantes, mas é possível que o lado ofensivo fique um pouco de lado com a chegada de Paul Pierce, que formará com Bradley Beal e John Wall o trio exterior que "ama" ter a bola nas mãos. Para Nenê, no entanto, isso importa pouco. Levar os Wizards aos playoffs é uma meta pra lá de desafiadora, e ele é fundamental para que isso se concretize.

5) VITOR FAVERANI -> Está aí alguém que não tem muitos motivos para ficar tranquilo neste começo de temporada. Faverani começou bem seu campeonato de estreia ano passado com o Boston Celtics, mas aos poucos perdeu espaço e teve que operar o joelho nas férias. No começo da pré-temporada, outra vez o brasileiro foi parar na mesa de cirurgia. Ninguém sabe ao certo o que será de Faverani nos verdes nesta temporada – se terá tempo de quadra, se será dispensado, se será mandado para a D-League. É uma incógnita, e está longe de ser uma situação fácil de administrar…

splitter16) TIAGO SPLITTER -> Tiago começa a temporada como campeão da NBA, mas não terá vida fácil no Spurs, não. Apesar de seu talento ser reconhecido por Gregg Popovich, o francês Boris Diaw foi muito bem nas finais passadas (tanto no Oeste quanto contra o Miami) e fez um excepcional Mundial da Espanha. Não acredito que seu tempo de quadra sofra grandes alterações devido a isso, mas há boas chances de o francês levar vantagem na preferência de Pop para fechar as partidas, por exemplo. Para o brasileiro, aproveitar os últimos momentos na companhia de Manu Ginóbili e Tim Duncan me parece o mais recomendável. É muito provável que com a aposentadoria de Duncan ao final dessa temporada (o mais provável) no próximo ano o garrafão titular texano seja Splitter+Diaw.

bebe7) LUCAS BEBÊ -> Lucas Bebê começa a sua temporada de estreia no Toronto Raptors com a mesma cabeça de Bruno Caboclo – com o aprendizado na ordem do dia. Ao contrário de Caboclo, ele pode ter mais espaço na rotação, já que está mais pronto que o camisa 5 (atua há mais tempo no basquete adulto) e não há grandes opções para a reserva do excelente pivô Jonas Valanciunas, titular e dono da posição. Aproveitar as chances para fincar o pé na rotação de Dwane Casey mostrará a franquia que ela se deu bem na troca que fez com o Atlanta. Para Bebê, é fundamental manter a cabeça no lugar, a confiança lá no alto e a agressividade defensiva ligada o tempo inteiro. Ele tem tudo para se tornar um dos bons pivôs defensivos da NBA atuando por uma equipe que marca muitíssimo bem.

E você, o que está esperando dos brasileiros a partir de hoje na NBA? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.