Topo

Bala na Cesta

NBB se rende ao óbvio, e final em jogo único está extinta

Fábio Balassiano

14/08/2014 13h30

flamengo1A Liga Nacional de Basquete anunciou ontem que o NBB que começará em 01/11 (Flamengo x Paulistano, na reedição da decisão passada e provavelmente com transmissão da TV Globo) terá uma grande novidade: a volta de uma série decisiva na final da competição (ao contrário do jogo único).

Diferente das três últimas edições, quando Brasília (diante de São José) e Flamengo (contra Uberlândia e Paulistano) venceram seus rivais em jogo único, desta vez teremos uma melhor de três jogos para se decidir o campeão da sétima edição do torneio (com até dois na casa do time de melhor campanha). Você pode ler mais a respeito aqui no UOL e aqui no site da LNB.

Acho que a minha opinião sobre isso é a mesma de quase todo mundo. A Liga Nacional se rendeu ao óbvio, e mostrou que mesmo uma série de playoff pode ser atraente a sua maior (e única, no momento) parceira, a TV Globo (e escrevi sobre isso algumas vezes neste espaço – aqui um exemplo). A emissora exibirá a segunda partida da final e, caso tenhamos a terceira, a última também.

calendario1É o ideal? Não, não é. O ideal era seguir o mesmo modelo de séries com cinco jogos que todo o playoff terá. Mas é um avanço, é uma melhora em relação às três últimas edições e uma retomada do óbvio que é o basquete em termos de finais, quanto a isso não creio que tenhamos dúvida. É o primeiro passo para se chegar aos cinco, ou sete, sei lá, jogos de uma decisão. E isso merece ser, sim, elogiado.

Outro ponto que gostaria de abordar aqui é, mais uma vez, a demora para começar a competição e sua curtíssima duração. A Copa do Mundo masculina termina em 14 de setembro. O NBB começa apenas em 1º de novembro (quase 2 meses depois, portanto) e normalmente termina antes de junho (Flamengo x Paulistano aconteceu em 30 de maio de 2013). São, portanto, sete meses de atividade, muito pouco para um esporte profissional ao meu ver.

jerome1Há a questão do Paulista, único regional que ainda pode ser considerado na questão (principalmente por causa do temperamento de seu mandatário maior), mas deveria se encontrar uma solução mais razoável para fazer o calendário ser um pouco mais, digamos, extenso, fazendo com que as atividades dos clubes fosse mais duradoura e menos "espaçada" de uma temporada para outra.

Apenas como comparação, Liga ACB, da Espanha, inicia suas atividades em 5 de outubro e tem o último jogo da final marcado para 28 de junho (quase nove meses de campeonato). A mais recente edição da Liga Argentina começou em outubro de 2013 e terminou no começo de junho de 2014.

Além da volta da série final, a LNB manteve o restante do formato do último ano. Serão 16 times, passando os 12 primeiros para o mata-mata. Os times que ficarem da primeira a quarta colocação na fase de classificação folgam na primeira rodada do playoff, com os outros oito times (do 5º ao 12º) fazendo oitavas-de-final. Até a final as séries serão em melhor de cinco partidas, com os jogos 1, 2 e 5 na casa do time de melhor campanha. O último da temporada regular será automaticamente rebaixado para a Liga Ouro. Amanhã trarei texto aqui sobre a Liga de Desenvolvimento, que está atrasada, prometo.

E você, gostou da volta de uma série de playoff para a final do NBB7? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.