Topo

Bala na Cesta

LeBron James será agente-livre em julho - será que ele sai de Miami?

Fábio Balassiano

25/06/2014 00h48

lebron1A notícia caiu como uma bomba ontem. LeBron James, que tinha a possibilidade de permanecer no Miami Heat para a temporada 2014/2015 apertando o "botão" de sua renovação automática, decidiu que irá testar o mercado de agentes-livres a partir de 1º de julho. Pronto. Foi um fuzuê como não se via desde… 2010, quando o astro, então no Cleveland, também decidiu ouvir propostas (como a do Miami Heat, com quem ele assinou por quatro anos).

Em primeiro lugar (e o mais importante): tornar-se um agente-livre não faz NECESSARIAMENTE com que LeBron James seja carta fora do baralho em Miami (tal qual Carmelo Anthony, como disse aqui ontem). Ele pode muito bem assinar novamente com o Heat. Muita gente boa dos Estados Unidos, inclusive, crava que LBJ optou por não ganhar sua bolada de US$ 20,5 milhões em 2014/2015 para renovar por mais tempo e por um valor menor, que daria flexibilidade a franquia para investir de forma pesada no mercado visando os próximos campeonatos. Não acho uma possibilidade irreal, não, visto que James sempre disse que não pautaria seus próximos passos da carreira pensando em dinheiro (algo que de fato ele não está muito necessitado), mas sim nas chances reais de título que terá com um elenco forte a seu redor.

lebron1Isto posto, há, também, possibilidade que LeBron James saia de Miami. Cleveland, Lakers, Knicks, Rockets, Mavs, todo mundo está ouriçado para trazer uma estrela de primeira grandeza. E não creio que exista uma estrela melhor/maior que James neste momento na NBA. Ele será cortejado como nunca, e ouvirá milhões de propostas. Este também é um fato concreto.

Por ora, é impossível (mesmo) saber o que LeBron James tem na cabeça. Ele terminou a temporada triste com o vice-campeonato do Miami, mas sabe que o que ele conseguiu com os Heat nos últimos quatro anos (indo às finais em todos eles) é raríssimo e tem o seu valor. Voltar à casa (Cleveland) seria uma história linda, mas há um Dan Gilbert (dono da franquia) no meio disso tudo. E não sei se LBJ esqueceu as atrocidades que Gilbert disse quando LeBron anunciou que iria para Miami.

Esperar é o melhor a se fazer no momento (e o torcedor brasileiro esperará com bastante ansiedade, visto que em 11 de outubro haverá um Cleveland x Miami aqui no Rio de Janeiro). Eu, deste canto, só torço para que LeBron tenha amadurecido um pouco na hora de comunicar a sua escolha. Fazer um programa de televisão, como foi feito há quatro anos naquele horrível "The Decision", não me parece a melhor decisão.

E você, o que acha que irá acontecer com LeBron James? Ele ficará em Miami? Ou vai para outra franquia? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.