Topo

Bala na Cesta

Spurs bate Miami de novo, faz 4-1 e é campeão da NBA pela quinta vez

Fábio Balassiano

15/06/2014 23h47

trio

Terminou neste domingo a temporada 2013/2014 da NBA. E terminou com a história lindíssima deste San Antonio Spurs. Perdeu ano passado do Miami com aquele cruel chute de 3 do Ray Allen no jogo 6 (ok, perdeu no jogo 7, mas vocês entenderam). Fizeram OUTRA temporada brilhante, suaram contra o Dallas no primeiro round, voltaram pra pegar o Miami na final e são campeões da NBA em uma final que não se pode contestar absolutamente nada.

Os texanos acabam fizeram 104-87 no Miami Heat para fechar a série em 4-1 e serem campeões pela quinta vez nos últimos 15 anos (1999, 2003, 2005, 2007 e 2014) em uma prova não só da competência, mas da longevidade de um trabalho brilhante da franquia. Em todas as 4 vitórias, diferença de 15 ou mais pontos, um domínio completo, absoluto e incontestável (18 pontos de média a diferença). Foi o quarto título do argentino Manu Ginóbili e do francês Tony Parker, e o quinto do técnico Gregg Popovich e do ala Tim Duncan.

leonardO espetacular ala Kawhi Leonard (na foto à esquerda) foi eleito o MVP das finais da NBA, tornando-se o terceiro mais jovem (atrás apenas de Magic Johnson e Tim Duncan) a conseguir o feito. Leonard, de 22 anos e apenas três temporadas na liga, teve 22 pontos e 10 rebotes na noite deste domingo e mais uma vez conseguiu reduzir (na medida do possível, claro) a sanha de LeBron James e Dwyane Wade.

O jogo começou enrolado, esquisito pro Spurs. O Miami veio com tudo, LeBron James começou animadíssimo e logo a diferença chegou a 22-6 com menos de cinco minutos de jogo. Gregg Popovich pediu tempo, Manu Ginóbili entrou para mudar os rumos da situação e conseguiu.

Os texanos reduziram a diferença no final do primeiro período (29-22 pró-Heat), e no segundo quarto passaram a comandar as ações, indo para o intervalo com 47-40 e com o controle psicológico já pendendo para seu lado (algo que o Miami estava conseguindo controlar no começo da peleja). E com direito a uma cravada sensacional de Manu Ginóbili, vejam só!

Na volta do vestiário esperava-se que o Miami entendesse a urgência da situação. Encurralado com 1-3 e não podendo perder de novo para conquistar o tricampeonato, a turma de Erik Spoelstra teria que retornar espumando. Não foi o que aconteceu. O ataque não fluía, a bola tinha um pacto secreto com o aro, e não com a redinha, e o Spurs foi abrindo, abrindo e abrindo.

tiagoA diferença chegou a 19 pontos ao final do terceiro período, e os últimos 12 minutos foram apenas conveniência. Foram 12 minutos de deleite para a torcida aplaudir este brilhante time de basquete, comandado por um estupendo técnico de basquete (Gregg Popovich, assunto aqui nos próximos dias, prometo a vocês) e liderado por um dos grandes gênios deste esporte (Tim Duncan, também tema aqui em breve).

O pivô Tiago Splitter torna-se, portanto, o primeiro brasileiro a se sagrar campeão da NBA (um feito extraordinário, e que será comentado aqui com profundidade, ok). E não foi só o primeiro brasileiro campeão da melhor liga de basquete. Na temporada passada Tiago terminou o campeonato sendo um dos mais vistos do YouTube. Não como agente de uma grande jogada, mas sim como personagem de um grande toco de LeBron James (aqui). Neste ano, sua vingança veio não só com o inédito anel de campeão, mas sim com um bloqueio lindíssimo em Dwyane Wade, fiel escudeiro de LBJ. Vejam o vídeo abaixo.

timNos próximos dias farei textos sobre Popovich, Duncan, Splitter, o lindo sistema de jogo deles e muito mais. A temporada terminou há instantes. A NBA, porém, não pára jamais. Fiquem de olho, tá. Viu o jogo? Gostou da conquista texana? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.