Topo

Bala na Cesta

O dia da consagração do Spurs na NBA?

Fábio Balassiano

15/06/2014 01h02

NBA: Finals-San Antonio Spurs at Miami HeatCom a Copa do Mundo aí, pode ser que nem todo mundo saiba, mas hoje tem San Antonio Spurs x Miami Heat (21h, ESPN) pela final da NBA lá no Texas. Está 3-1 para a turma de Gregg Popovich, e o título pode sair hoje caso LeBron James e companhia não consigam se recuperar das duas últimas surras que levaram em casa.

Para o San Antonio, a chave é manter o que foi feito nos jogos 3 e 4. Kawhi Leonard achou LeBron James, reduziu um pouco da sanha do camisa 6 do Miami e as demais armas (Wade, Bosh, Allen etc.) foram completamente controladas, tornando as coisas mais fáceis, Diaw, Splitter e Duncan estiveram dominantes no garrafão e Tony Parker, embora com dificuldades físicas, conseguiu infiltrar como sempre. Além disso, o jogo de passes funciona extremamente bem como demonstra a figura abaixo.

passes

tiagoPelo Miami, é até difícil dizer que o ajuste que precisa ser feito é tático/estratégico. É tático, obviamente, mas não só ele. O time pareceu destruído mentalmente no segundo tempo do jogo 4, sem saber bem como fazer para sair das armadilhas que Pop impôs a partir do jogo 3 (quando Diaw entrou no quinteto titular). Os Spurs estão, literalmente, na cabeça do Heat, mas pode ser que os três dias entre o jogo 4 e a partida 5 de logo mais tenham feito bem para Erik Spoelstra mexer um pouco com o lado mental de seu elenco. Em termos técnicos, sabemos que o Miami pode jogar de igual para igual contra o San Antonio (ou qualquer outro time). A dúvida é saber se terá cabeça para isso.

Na história da final da NBA, NUNCA um time que perdia a série de 3-1 conseguiu sair com o título. É este o buraco que o Miami terá que sair caso queira terminar a temporada com o tricampeonato. Por ora, o que está na mesa é que este domingo pode ser o dia de consagração dos Spurs (e com a chance de Tiago Splitter se tornar o primeiro brasileiro campeão da melhor liga do planeta, o que não é pouca coisa).

O que será que acontece logo mais? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.