Topo

Bala na Cesta

Playoffs da NBA: análises e palpites do Leste

Fábio Balassiano

19/04/2014 00h19

Começam hoje os playoffs da NBA. Vamos às análises e palpites das séries de primeira rodada do Leste. Em breve entrarão as do Oeste.

Indiana Pacers x Atlanta Hawks – Teria tudo para ser uma série fácil, tranquila, aquelas de primeiro contra oitavo que a gente conhece bem. Mas o Indiana caiu muito no final da temporada (embora mesmo assim tenha conseguido a primeira colocação do Leste), os aproveitamentos de Paul George e Lance Stephenson ficaram muito ruins, Andrew Bynum e seu joelho não fizeram as pazes (o pivô segue lesionado) e do outro lado há um adversário que trouxe muita dificuldade para os Pacers na fase de classificação. O problema é que os Hawks estarão sem seu melhor jogador (Al Horford, machucado), sem o mando de quadra e a torcida de lá raramente lota o ginásio para tentar fazer alguma diferença. Não será fácil para a turma de Indianápolis, portanto.
MEU PALPITE: Pacers 4-2.

Miami Heat x Charlotte Bobcats – Está aí uma série que eu não vejo muita graça. Apesar de Al Jefferson, que deve causar estragos na defesa do Miami (a não ser que Greg Oden encarne Hakeem Olajuwon) e da boa defesa dos Bobcats, eu não vejo como os Bobcats, que levaram 716 pontos de LeBron James na temporada regular (todos lembram, certo?), consigam complicar a vida do Miami. Acho que não é preciso alongar muito por aqui, né. Os Heat, que levaram a temporada numa tranquila, terão um começo de playoff bom para se preparar para "capítulos" mais animados que virão adiante.
MEU PALPITE: Heat 4-1.

Toronto Raptors x Brooklyn Nets – Série mais difícil de opinar no Leste, sem dúvida alguma. O Toronto passou a jogar como um time desde que Rudy Gay saiu, cresceu na competição, obteve a melhor campanha da história da franquia e adquiriram uma identidade bacana. Têm em DeMar DeRozan uma boa e jovem estrela, mas do outro lado haverá um experiente e "faminto" Nets. O Brooklyn começou mal a temporada, veio crescendo e neste final da fase regular deu uma patinada (meio que parecendo escolher os Raptors ao invés do Chicago…), mas a turma de Jason Kidd conhece bem como funcionam os playoffs. Nome por nome, os Nets (Joe Johnson, Deron Williams, Paul Pierce e Kevin Garnett) levam vantagem, isso ninguém discute. Na quadra, com mando de quadra dos canadenses, boa defesa do Toronto (mais uma vez o técnico Dwane Casey faz um grande trabalho neste sentido), acho que é totalmente imprevisível.
MEU PALPITE: Raptors 4-3 (sem a menor convicção)

Chicago Bulls x Washington Wizards – Se eu não me engano, a última vez que os dois times que tiveram a honra de ter Michael Jordan vestindo suas camisas se enfrentaram nos playoffs a turma da capital levou a melhor (com Gilbert Arenas jogando a bola pra torcida ao final do jogo 6). Mas agora a história é outra. Embora talentoso (Beal, Wall, Nenê mesmo), o Wizards vai sofrer um bocado com a defesa do Chicago (liderada pelo excepcional Joakim Noah). Vai ser uma série feia, porque o Chicago gosta de deixar o jogo feio (na verdade, precisa, né, porque a centelha do talento – de Luol Deng e Derrick Rose – não está mais lá), e no final acho que os Bulls vão pra semifinal de conferência contra todos os prognósticos depois que a troca de Deng foi feita.
MEU PALPITE: Bulls 4-2.

Concorda comigo? Qual o seu palpite? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.