Topo

Bala na Cesta

Voando, Spurs enfrenta Indiana hoje

Fábio Balassiano

31/03/2014 14h10

pop1Então você olha a classificação da NBA e se assusta com o San Antonio Spurs na liderança GERAL da liga. Não pelo fato de os texanos terem a melhor campanha, não. Mas pela diferença que eles abriram para os rivais nas últimas semanas. Abriram devido a sua absurda sequência de 17 vitórias seguidas. Sequência que será posta a prova nesta segunda-feira contra o Indiana Pacers fora de casa (20h de Brasília).

Os Spurs têm 57-16, ganharam as últimas 17 (e 20 das 21 mais recentes), podem fechar o famoso mês perfeito caso vençam os Pacers esta noite (não perderam uma em março…), abriram três jogos de diferença para o Oklahoma City Thunder e seis em relação a Miami, Indiana e Clippers, times que fecham os cinco melhores da temporada 2013/2014 da NBA. Isso tudo, é bom lembrar, com os famosos "idosos" Tim Duncan, Tony Parker e Manu Ginóbili, que, embora com os problemas físicos da idade, continuam jogando muita bola.

marco1Mas não só eles que brilham, não. O italiano Marco Belinelli (foto à direita) se adaptou perfeitamente ao modus Spurs de ser. Virou titular, já tem 12 pontos de média e está sempre pronto para matar as famosas bolas de três pontos no córner (são 45,2% de aproveitamento nas bolas de fora). Recuperado, Kawhi Leonard parece um veterano. E lembremos que ele tem apenas 22 anos de idade. Registra os mesmos 12 pontos de Belinelli, mas traz uma incrível força defensiva para auxiliar o italiano e também a Tony Parker na defesa. Todos brilham em um basquete altamente coletivo (são 25 assistências/jogo, melhor marca da NBA), recheado de bolas de três pontos convertidas (40,1% de acerto, melhor índice da liga) e com um ataque muito, muito fluído (105,6 pontos/jogo, com 9 atletas registrando 8,5 ou mais pontos por noite).

É surreal dizer isso, mas os Spurs conseguiram, desde que Gregg Popovich assumiu, 50 ou mais vitórias em TODAS as temporadas desde 1997-1998. É muito surreal, muito surreal isso, mas dá a total noção do tamanho da franquia Spurs no atual cenário do basquete. Com os Lakers em baixa, o trabalho de Pop, Duncan, Parker e Manu merece ser ainda mais valorizado. Com a cultura da evolução constante, do trabalho meticuloso e da adaptação a uma modalidade que pede mudanças drásticas em um período curto de tempo (é só lembrar que o jogo travado texano deu lugar a um mais fluído, mais solto), o San Antonio dá uma aula de basquete a cada noite nesta temporada (na última sexta-feira, contra o Denver, foi sensacional…).

trioPode perder hoje (é até bem possível que isso aconteça), mas os Spurs, ao menos para mim, são os maiores favoritos ao título da NBA nesta temporada. Ninguém joga um basquete tão lindo, tão coletivo, tão… basquete como os caras. Conseguir o anel de campeão, ainda mais com o que aconteceu na final do campeonato passado (todos lembram de Ray Allen por aí, certo?), seria um fecho de ouro, e com um enredo belíssimo, para esta geração tão vitoriosa do San Antonio.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.